Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

Sexta-Feira, Dia 11 de Maio de 2018 as 19:25:18



EDUARDO GUARDIA substitui Henrique Meirelles


Eduardo Guardia assume o Ministério da Fazenda
 
Em cerimônia de transmissão de cargo, novo ministro reforçou compromisso com a disciplina fiscal e com a agenda da produtividade e da eficiência
 
 
O novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, assumiu o comando da pasta na 4ª feira, 11.04, enfatizando que sua gestão será consolidada em três pilares: a disciplina fiscal – por meio da defesa da qualidade e da eficiência nos gastos públicos – o fortalecimento do mercado de capitais e dos investimentos, além de uma agenda de produtividade e eficiência para o país.  
 
Em cerimônia de transmissão de cargo realizada nesta manhã, em Brasília, Guardia ressaltou também o caráter de continuidade de sua gestão:
 
“O desafio é imenso. Mas a equipe do Ministério da Fazenda está unida e empenhada em continuar o trabalho começado há dois anos. Eu tenho a total convicção que entregaremos para a próxima equipe uma situação melhor do que a que encontramos, além de um Brasil mais justo e próspero”,
 
destacou.
 
Eduardo Guardia, Ministro da Fazenda
 
Em seu discurso, Guardia lembrou avanços cruciais alcançados pela equipe econômica, como a aprovação da Emenda Constitucional que estabeleceu o Teto de Gastos Públicos.
 
“O teto permitiu que pudéssemos enfrentar efetivamente o cerne do problema que resultou na crise econômica dos últimos anos. Não existe solução consistente e duradoura para o país que não seja o caminho do reequilíbrio das contas públicas”,
 
defendeu.  
 
Guardia reiterou a importância da aprovação da Reforma da Previdência, cuja tramitação iniciada é, para ele, condição indispensável para preservação  dos ganhos obtidos até o momento, como inflação e  juros baixos . “Trata-se de uma discussão imprescindível para o país”.
 
Diante disso, o novo ministro destacou a importância do diálogo com o Congresso Nacional para a aprovação de projetos que possam estimular  investimentos privados e promover  a retomada de confiança na nossa economia em um curto espaço de tempo
 
 
Sai Meirelles
 
O agora ex-ministro Henrique Meirelles, que assumiu o cargo em maio de 2016, lembrou o desafio enfrentado por sua gestão que assumiu a pasta após a pior recessão econômica da história, quando o país registrava seis trimestres consecutivos de retração, além de índices baixos de confiança.
 
Para Meirelles, a economia brasileira passou por transformações radicais, mas o governo tinha consciência que estava adotando a política econômica correta, capaz de restaurar a confiança das contas públicas e a capacidade de solvência do país no futuro.
 
Henrique Meirelles, ex-ministro
 
Henrique Meirelles também lembrou a obtenção do PIB positivo de 1% em 2017, com  crescimento em praticamente todos os setores da economia no último trimestre do ano, após dois anos e meio de contração.
 
A recessão foi superada, o pais está crescendo e esse crescimento está disseminado pelos diversos setores da economia”,
 
enfatizou.
 
“Daqui a cinco ou dez anos, quando olharmos para trás, vamos poder verificar que houve uma importante mudança na direção da economia brasileira. Não só saindo de uma recessão profunda e voltando a crescer, mas mudando a direção, não só das contas fiscais mas da capacidade do país de produzir mais e melhor, gerando mais renda, com mais emprego e menos pressões inflacionárias. O Brasil saiu, de fato, de uma longa crise para um longo ciclo de crescimento sustentado”,
 
acrescentou.   
 
 
Perfil
 
O novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia é doutor em Economia pela US Universidade de São Paulo e mestre pela UNICAMP Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Economia pela PUC- SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Guardia foi Secretário do Tesouro Nacional, secretário de Fazenda do estado de São Paulo e diretor de produtos e relações com investidores da BM&F Bovespa.


Fonte: MINISTÉRIO DA FAZENDA





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
SELIC - Entidades do Setor Produtivo pedem Cortes Maiores na Selic 20/03/2024
SELIC - Entidades do Setor Produtivo pedem Cortes Maiores na Selic
 
Bolsonaro indiciado por fraude em Cartão de Vacinação de Covid 19/03/2024
Bolsonaro indiciado por fraude em Cartão de Vacinação de Covid
 
LAVAJATO destruiu 4,44 Milhões de Empregos, aponta estudo 17/03/2024
LAVAJATO destruiu 4,44 Milhões de Empregos, aponta estudo
 
Ex-Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro, diz ex-FAB 15/03/2024
Ex-Comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro, diz ex-FAB
 
CARROS BIOELÉTRICOS - Governo e Montadoras debatem produção no Brasil 14/03/2024
CARROS BIOELÉTRICOS - Governo e Montadoras debatem produção no Brasil
 
GOVERNO FEDERAL anuncia Construção de 1.178 Creches e Pré-Escolas 11/03/2024
GOVERNO FEDERAL anuncia Construção de 1.178 Creches e Pré-Escolas
 
PETROBRAS - Ministro diz que é especulação a saída do presidente Jean Paul Prates 12/03/2024
PETROBRAS - Ministro diz que é especulação a saída do presidente Jean Paul Prates
 
PETROBRAS - Conselho pode distribuir dividendos em momento oportuno, afirma ministro 11/03/2024
PETROBRAS - Conselho pode distribuir dividendos em momento oportuno, afirma ministro
 
Criminalização do Aborto é 05/03/2024
Criminalização do Aborto é "Má Política Pública" afirma Barroso
 
VÍTIMAS DE BALAS PERDIDAS - STF julga Indenização paga pelo Estado 01/03/2024
VÍTIMAS DE BALAS PERDIDAS - STF julga Indenização paga pelo Estado
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites