Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Justiça

24 de Novembro de 2014 as 13:11:22



LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS - Pressão dos EUA dificulta legalização, afirma Greenwald


O seminário Drogas: Legalização+Controle aconteceu nesta 2ª no Rio
 
 
A pressão política exercida pelos EUA dificulta iniciativas de legalização das drogas em outros países do mundo, afirmou nesta 2ª feira, 24.11, o advogado e jornalista norte-americano , .
 
Ele falou à Agência Brasil depois de participar de um seminário sobre a legalização das drogas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
 
Greenwald, que vive no Rio de Janeiro, ficou mundialmente conhecido por divulgar a informação, vazada pelo ex-agente de inteligência americano Edward Snowden, de que os Estados Unidos espionavam a comunicação de empresas e chefes de Estado de vários países.
 
O jornalista americano também é autor de um estudo sobre o impacto positivo da descriminalização do uso de drogas em Portugal.
 
“A guerra contra as drogas é muito importante para os EUA. Eles colocam muita pressão sobre os países que consideram alternativas ao sistema de criminalização [do uso das drogas]. Foi por isso que, quando Portugal considerou alternativas à criminalização, os EUA disseram que eles não podiam considerar a opção da legalização, porque havia tratados internacionais”,
 
disse Greenwald.
 
A maioria dos países-membros das Nações Unidas é signatária dos tratados internacionais de combate às drogas, que estabelecem que esses Estados criminalizem a produção e o comércio de substâncias como a maconha e a cocaína.  
 
“Agora há países que estão percebendo que o sistema de criminalização não funcionou bem e que a descriminalização [como feita em Portugal] não é suficiente”,
 
ressaltou Greenwald.
 
Um desses países é o Uruguai, que há um ano decidiu legalizar a produção, o comércio e o consumo da maconha, como forma de reduzir a violência, diminuir o número de presos e enfraquecer financeiramente os traficantes de drogas, disse a médica uruguaia Raquel Peyraube.
 
Raquel que também participou do seminário no Tribunal de Justiça, é assessora do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (Ircca), órgão do governo uruguaio responsável pela implantação da política de regulação do mercado de maconha no país. Segundo a médica, o Uruguai recebeu pressão de outros países para que não levasse a política adiante, mas manteve a decisão.
 
“A imprensa mundial está lá no Uruguai e diz: 'Pensamos que chegaríamos aqui e estaria todo mundo drogado'. Essa é a fantasia da proibição, mas não aconteceu nada disso. Nada mudou. As pessoas continuam na mesma atitude”,
 
afirmou Raquel.
 
Segundo ela, cerca de 2 mil pessoas se registraram como produtoras para consumo próprio e há cerca de 30 clubes de cannabis sativa (maconha) cadastrados no país.
 
A médica informou que a venda nas farmácias só deve começar em março do ano que vem, já que atualmente está sendo feita uma licitação para escolher os produtores comerciais que poderão trabalhar no país. Mais de 20 empresas uruguaias e estrangeiras se apresentaram para concorrer na licitação.
 
O seminário Drogas: Legalização+Controle foi promovido pela organização não governamental Leap Brasil, que reúne policiais e juízes que defendem a legalização das drogas no país. 


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CORRUPÇÃO  - METRO SP & CPTM - PF indicia 33 por suspeita de fraude em licitações 04/12/2014
CORRUPÇÃO - METRO SP & CPTM - PF indicia 33 por suspeita de fraude em licitações
 
CORRUPÇÃO - OAB defende adoção de plano nacional de combate à corrupção 02/12/2014
CORRUPÇÃO - OAB defende adoção de plano nacional de combate à corrupção
 
01/12/2014
DEFESA DO CONSUMIDOR - Projeto de lei dá maiores poderes aos PROCON´s
 
29/11/2014
GRILAGEM DE TERRAS - Ministro da Agricultura indiciado pela Justiça
 
28/11/2014
CORRUPÇÃO - Ex-funcionários do BC investigados por desvio de cédulas que seriam destruídas
 
25/11/2014
CARTEL DO METRO SP - STF adia julgamento de pedido de arquivamento da ação
 
24/11/2014
LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS - Pressão dos EUA dificulta legalização, afirma Greenwald
 
24/11/2014
LAVA À JATO - Diretor da Camargo Corrêa recebe alta e volta à carceragem da PF
 
24/11/2014
LAVA À JATO - Último foragido entrega-se à Política Federal, irmão de ex ministro
 
19/11/2014
CORREIOS - MPF e Polícia Federal desarticulam esquema de corrupção na ECT
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites