Rede de escolas de inglês acredita que com a saída de grandes empresas da capital paulista, o mercado profissionalizante em municípios do interior será uma grande potência nos próximos anos
Mudar de cidade e investir em municípios do interior pode render inúmeros benefícios. De acordo com a prefeitura de Campinas, interior de São Paulo, por exemplo, existem sete motivos para investir na região. O crescimento do consumo da Classe C em 51,2% nos últimos três anos é uma mostra de que este é um bom momento para o empreendedorismo local.
De olho neste crescimento, a UNS, rede de escolas de inglês em 18 meses para adultos, aposta no potencial econômico do local para instalar escolas de inglês na região. “Campinas é a décima cidade mais rica do país e o potencial econômico que a região apresenta nos faz concentrar forças para crescer. Desta forma, estamos levando uma equipe para a cidade para atender investidores interessados em abrir uma escola da UNS”, ressalta Marcel Magalhães, presidente da rede.
Além do crescimento do poder de compra, a região apresenta uma renda per capita mais alta que no restante do país, fator que estimula ainda mais o consumo, sendo a educação um dos itens de investimento. “Temos convicção que a região de Campinas possui um potencial muito grande para o ensino do inglês e que vamos atingir nossa meta”, afirma Carlos Coelho, gerente de expansão da rede.
Outra cidade que está na rota de investimentos da UNS é Piracicaba, que é considerada um dos pólos industriais do estado de São Paulo. A região concentra uma população de aproximadamente 1,2 milhões de pessoas, além de bom número de universidades importantes como a UNICAMP, Metodista e FATEC, o que potencializa ainda mais o contingente de potenciais alunos.
O governador do Estado, Geraldo Alckmin, anunciou, no começo do mês de Abril, investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões em infra-estrutura na região. Além disso, uma grande montadora de automóveis vai construir sua primeira fábrica na América do Sul em Piracicaba. O investimento será de mais R$ 1 bilhão. A escolha foi motivada graças à marca que a cidade possui, de abrigar o maior produtor de etanol do mundo.
Para mostrar o modelo de negócios para futuros investidores, a UNS programou o evento gratuito intitulado “Dia do Empreendedor” para interessados em Campinas e Piracicaba. Em Campinas, o evento acontece no próximo dia 28 de abril, às 19h, no hotel Mercure (Av. Aquidaban, 400 – Centro - Campinas – SP). Já em Piracicaba, a reunião está programada para o dia 04 de maio, no hotel Center Flat Service, às 19h (R. José Pinto de Almeida, 877 – Bairro Alto – Piracicaba). Com este evento, a rede espera abrir pelo menos uma unidade na cidade no primeiro semestre. Mas, a intenção da UNS é que Campinas receba pelo menos quatro escolas ainda este ano.
O executivo conta que a meta é que a UNS alcance 100 unidades operando em 2012 em todo o Brasil, chegando ao crescimento de 100% no ano, em comparação com 2010.
Serviço
Road Show UNS - Campinas
28 de abril, às 19h
Hotel Mercure
Av. Aquidaban, 400 – Centro – Campinas
Road Show UNS - Piracicaba
04 de maio, às 19h
Hotel Center Flat Service
R. José Pinto de Almeida, 877
Vagas limitadas
Histórico
A UNS nasceu da necessidade de seu fundador, Marcel Magalhães, criar um negócio diferente do formato apresentado pelo mercado, que obriga os alunos a dedicarem anos de suas vidas ao aprendizado de um novo idioma sem muitas vezes alcançar seu principal objetivo: falar fluentemente uma segunda língua.
A primeira unidade UNS Idiomas foi inaugurada em 2003 no bairro dos Jardins, na capital paulista, com o grande objetivo de quebrar os antigos paradigmas de que aprender um segundo idioma é exaustivo e entediante, e oferecer um aprendizado rápido e eficiente, focado na prática e na vivência cotidiana dos alunos, sem encarecer o custo.
Metodologia
A metodologia aplicada na UNS Idiomas tem foco exclusivo na aprendizagem rápida e eficaz de seus alunos. Com material didático próprio e parcerias com entidades reconhecidas mundialmente, como a Southern States University of Califórnia, a rede garante a seus alunos a fluência no idioma inglês em apenas 18 meses. A abordagem comunicativa, adotada pela UNS Idiomas, permite aos professores contextualizar as aulas de acordo com os interesses reais de seus alunos. Atualmente, grande porcentagem do público das escolas, cerca de 70%, é composta por jovens com idade entre 18 e 40 anos, a maioria executivos ou pré-executivos, que buscam no aprendizado uma chance de recolocação e sucesso profissional. Ainda, as escolas trabalham com conceitos que excluem a classificação dos alunos em “níveis” de aprendizagem tradicionais com pré-intermediário e intermediário, por exemplo. Estes conceitos, subdivididos nos 18 meses do curso, contemplam as fases Survival, Independence e Competence. Em todos eles, e desde a primeira aula, o aluno já se comunica em inglês e, ao longo do curso, atinge estágios cada vez mais avançados da comunicação, até alcançar a fluência perfeita no idioma.
Dados de investimento em uma franquia UNS Idiomas
|
Franquia Padrão
|
Investimento total
|
R$ 100 mil a R$ 180 mil
|
Taxa de franquia
|
R$ 10 a R$ 50 mil
|
Média de faturamento bruto por mês
|
R$ 50 mil
|
Lucro líquido mensal
|
De 30% a 42%
|
Capital de giro
|
15.000
|
Royalties
|
Não tem. Os franqueados pagam uma mensalidade de acordo com a região que varia de 1 salário mínimo até 2 salários minimo e meio
|
Fundo Nacional de Marketing
|
15% (contempla todas as campanhas nacionais) da venda do material didático.
|
Retorno do Investimento
|
De 18 a 24 meses
|
Ano de fundação
|
2003
|
Início no sistema de franchising
|
2004
|
Site
|
www.unsidiomas.com.br
|
Mais sobre www.unsidiomas.com.br
A UNS Idiomas é uma rede especializada no ensino da língua inglesa em 18 meses, com foco no público jovem que busca o sucesso profissional através da fluência no idioma. Atualmente a UNS está entre as seis melhores franquias de idiomas do Brasil, de acordo com o ranking da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e recebeu o selo de cinco estrelas sobre os serviços prestados. A rede existe desde 2003 e já possui 49 unidades em dez estados brasileiros.
Mais Informações à Imprensa:
Ideias & Efeito Assessoria de Comunicação
Tel.: (11) 3277-8252
A/C: Silvia Curado /Paula Yokoyama/Renata Noschesi
silvia@ienoticia.com.br
paula@ienoticia.com.br
renata@ienoticia.com.br
www.ienoticia.com.br