Shoppings apostam em Copa do Mundo e Namorados
Maria do Socorro Diogo e Brenno Souza, jornalistas
Como a abertura da Copa do Mundo coincide com o Dia dos Namorados, 12 de junho, os shoppings tentam fugir do convencional para atrair o consumidor. Importante data para o comércio, desta vez a data pode ser ofuscada pela paixão dos brasileiros, o futebol.
Estudo da CNC Confederação Nacional do Comércio, desde a Copa de 2002, indica que as vendas do comércio varejista restrito normalmente já diminuem 0,7% no bimestre de Copa em relação a anos sem os jogos do mundial. Por isso, os lojistas criam medidas para garantir caixa.
Shows e Artistas Convidados
O Golden Shopping, em São Bernardo, mantém agenda cultural até final de junho. Na programação, nomes como Nando Reis e Paula Lima, além de bandas cover de referências da música nacional e internacional, como Tim Maia, Chico Buarque e a banda irlandesa U2, estão na lista de apresentações. O projeto acaba no dia 26 de junho, com participação de Paula Lima.
"A ideia é ter uma atração forte toda semana, que chame a atenção e atraia o público. Teremos atividades todas as quartas, quintas e domingos durante o projeto",
conta Danilo Senturelle, gerente de marketing do shopping, que programou shows de stand up com comediantes, como Bruno Motta, Diogo Portugal, Robson Nunes e Fabio Rabin. Senturelle diz que o shopping tem várias frentes, por isso apenas alguns setores serão prejudicados com a Copa.
"Claro que, se a loja fechar em dia de jogo do Brasil, é prejuízo na certa, mas as lojas de artigos esportivos e eletrônicos estão pulando de alegria",
opina.
Sorteio de Barras de ouro
Outro shopping que trabalha para não perder vendas é o Metrópole. A ação, que uniu Dia das Mães e Namorados, culminará com sorteio de dois prêmios, em certificado de barras de ouro, no valor de R$ 20 mil.
Para participar, basta que os frequentadores troquem os cupons fiscais, no valor de R$ 250, no balcão de trocas ou aproveite o aplicativo Chega de Filas! que garante cupons em dobro, sem pegar filas. O sorteio acontece dia 24 de junho.
Segundo Maria Ferreira, gerente de Marketing do shopping, no dia 11 de junho, o Metrópole funcionará até as 23h. Em relação aos horários de funcionamento durante os jogos na primeira fase, o shopping fechará 30 minutos antes do início dos jogos do Brasil e reabrirá 30 minutos após o termino do jogo.
O ParkShopping São Caetano também se prepara para a Copa.
"Não vemos coincidência de datas como dificuldade e, sim, oportunidade para reforçar a nossa campanha de Namorados com promoção alusiva à data",
ressalta Beatriz Alves, superintendente do shopping, que tem registrado crescimento de 12% ao mês nas vendas. A expectativa é manter o ritmo no shopping, que continuará aberto nos dias dos jogos do Brasil, mas com abertura facultativa durante as partidas, reabrindo após os jogos.
Motéis otimistas
Ao contrário do comércio varejista, a rede moteleira não está preocupada com o conflito de datas. O Dia dos Namorados costuma ser em movimento o Natal para o setor e a Copa do Mundo é vista como oportunidade para faturar.
"A expectativa é muito alta, porque a Copa do Mundo pode até melhorar ainda mais o movimento. O casal vai a um barzinho para assistir ao jogo, e depois sai e vai ao motel comemorar o Dia dos Namorados",
sugere Cássia Lopes, gerente do Impulse, em São Bernardo.
O Impulse conta com 50 suítes, com preços entre R$ 59 e R$ 359. Ano passado, o Impulse registrou fila de espera até as 7h da manhã no Dia dos Namorados.
"Sempre ficamos 100% lotados nos quatro dias (quinta, sexta, sábado e domingo), atendemos mais de mil casais por causa da data",
afirma.
Maurício Finger, gerente do Le Moulin, também em São Bernardo, acredita que a Copa não vai atrapalhar as vendas.
"Como nosso movimento é maior no período noturno, acho que o jogo durante a tarde [será às 17h] não tem relação",
opina. A observação de Finger é que nos últimos anos os casais têm dividido os dias, para evitar filas no sábado à noite, por exemplo. O motel possui 77 suítes, com preços entre R$ 44 e R$ 530.
"Pedimos aos clientes que cheguem mais cedo para não pegar filas, por volta das 19h e 19h30 ou até mais tarde, depois da meia-noite",
acrescenta.
Márcio Nunes, gerente do Confidence, não é tão assertivo quanto ao movimento. Diz que é difícil saber como será o comportamento da clientela, já que faz tempo que não temos Copa do Mundo no Brasil.
"Mas ainda assim acreditamos que o movimento não vai cair, porque os jogos serão à tarde e o nosso movimento é imensamente maior durante à noite",
conta.
Ano passado, o motel recebeu mais de 350 casais por noite na semana do Dia dos Namorados, e a expectativa é repetir o número. Localizado em Santo André, o Confidence oferece 62 suítes, que custam de R$ 49 a R$ 319.
fonte: RD Reporter Diário