BB Investimentos analisa 4T14 de Magazine Luiza
Primeiro semestre impulsiona vendas por conta da Copa do Mundo
MGLU3 - MarketPerform
Preço em 21/02/2014 R$ 7,45
Preço para 12/2014 Em revisão
Vendas superam as expectativas
O Magazine Luiza finalizou o ano de 2013 registrando um faturamento bruto de R$ 9.692,4 milhões no varejo, cerca de 14,6% superior ao de 2012. As vendas mesmas lojas cresceram 12,9% durante o ano, acima das expectativas da própria empresa.
O planejamento estratégico com foco na racionalização de despesas, no incremento da rentabilidade, na assertividade de preços, no mix de produtos, na maturação das lojas novas e adquiridas e no conservadorismo na liberação de crédito, garantiram uma reversão do prejuízo de R$ 6,7 milhões registrado em 2012 para um lucro líquido de R$ 113,8 milhões em 2013 (R$ 70,7 milhões ajustado).
Assim, após um primeiro semestre mais fraco, a companhia conseguiu cumprir seu guidance de crescimento e apresentar resultados sólidos no acumulado do ano, evoluindo acima da média do seu mercado de atuação.
Considerações da analista do BB Investimentos, Maria Paula Cantusio
O resultado do 4T13 foi bastante positivo para o Magazine Luiza, garantindo um desempenho sólido ao longo do ano. Após um primeiro semestre complicado, com ritmo fraco de vendas, dificuldades na racionalização das despesas e cenário macroeconômico desfavorável, a companhia conseguiu se recuperar nos dois últimos trimestres de 2013 e garantir um crescimento acima do mercado. Dentro os fatores que favoreceram este resultado, ressaltamos:
(a) melhora do cenário econômico doméstico, com impactos positivos sobre a confiança do consumidor;
(b) esforços da companhia em racionalizar gastos e aprimorar a eficiência operacional visando uma maior rentabilidade;
(c) estratégias acertadas de preços e mix de produtos, de acordo com as especificidades de cada região do país;
(d) finalização da integração das Lojas Maia e do Baú, bem como a maturação destas unidades, que garantiu a inserção da companhia com êxito na região Nordeste do país, hoje responsável por 15% do faturamento da operação de varejo e
(e) conservadorismo em sua política de crédito, que proporcionaram estabilidade nos níveis de inadimplência.
A companhia está otimista com o cenário de 2014, com previsão de crescimento acima da média do mercado e manutenção de margens. Seu guidance prevê a abertura de 30 a 40 lojas, além de reformas e investimentos em tecnologia e logística que devem somar R$ 140 milhões, em linha com 2013.
A aposta está nas vendas de televisores, smartphones e móveis. De fato, o ano que se inicia deverá ser favorável para o Magazine Luiza, principalmente primeiro semestre, que impulsionará as vendas de ítens específicos por conta da Copa do Mundo.
A estratégia de marketing da empresa está bastante focada no evento, o que deverá lhe trazer uma visibilidade considerável.
Confira no anexo o relatório completo de análise elaborado
pela analista Maria Paula Cantusio, do BB BI