Paulistanos fazem fila para exposição Virada Renascentista no CCBB
57 obras de artistas como Rafael, Ticiano, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Tintoretto
até 23.09.2013 no CCBB São Paulo
Poucos minutos antes da abertura da exposição Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italiana, mais de 300 pessoas já estavam na fila que descia o quarteirão do CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da capital paulista.
A mostra, aberta na tarde deste sábado, 13.07, apresenta 57 obras de artistas como Rafael, Ticiano, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Tintoretto. São pinturas, desenhos e esculturas. O São João Batista, entalhado em madeira por Donatello em 1438, pode ser visto logo no início da exposição.
Primeira a conseguir entrar no CCBB, a advogada Alessandra Amato disse que estava emocionada com o que viu. Após a longa espera para conseguir ver a mostra com artistas impressionistas também no CCBB, no ano passado, Alessandra fez questão de vir bem cedo hoje.
“Eu vim na anterior, do impressionismo, e fiquei oito horas esperando para entrar. Para que não ocorresse isso, vim com três horas de antecedência”,
disse.
Uma mulher de túnica branca e joias douradas se destacava na multidão. Ao ser perguntada, sussurrando, garantiu ser uma musa.
“Já cochichei no ouvido de muitas pessoas, grandes inventores e artistas”,
disse a moça. A intervenção é uma forma de ambientação, explicou a coordenadora do Educativo do CCBB, Luciana Chen, explicando o trabalho teatral da jovem.
“É um acolhimento do público, uma forma do público conhecer um pouquinho o trabalho do educativo, a mediação que acontece. São surpresas visuais ou sonoras. Então, a gente tem desde educadores passando com a câmara escura, onde o público vê a imagem invertida, até um baile que nós vamos fazer”,
detalhou.
O Centro Cultural espera receber 350 mil pessoas até o dia 23 de setembro. Para atender a grande procura, o centro aumentou o número de funcionários e lançou a primeira edição da Virada Renascentista, com o complexo aberto das 15h de hoje até as 21h de domingo, 14.07. Depois de São Paulo, a exposição seguirá para Brasília, onde ficará de 12 de outubro a 6 de janeiro de 2014.