6ª feira, 08.07.2022
Shinzo Abe, ex-primeiro ministro do Japão, foi baleado na manhã desta 6ª feira, 08.08, horário do Japão, na cidade de Nara. Abe fazia um discurso preparatório para as eleições para a Câmara Alta (equivalente ao Senado), no próximo domingo.
O agressor foi preso e sua arma apreendida, um revolver feito à mão encontrado na pista próxima ao atentado. No Japão, a propriedade e a posse de armas pelos civis é proibida.
Abe foi levado inconsciente e às pressas ao hospital. As informações divulgadas na mídia sobre seu estado de saúde atual não são oficiais, Contudo, sabe-se que foram desferidos dois tiros em ataque realizado pelas costas do político.
Segundo a emissora pública de TV NHK, bombeiros teriam informado que Abe não apresentava sinais vitais ao ser removido ao hospital. Abe estaria apresentando "insuficiência cardíaca", situação em que o coração não mais pode bombear suficente sangue para atender as necessidades do corpo.
Contudo, a Associated Press esclarece que se trata de uma expressão utilizada por autoridades japonesas para designar uma situação em que a vítima não está mais viva, antes do momento em que seja adequada uma declaração formal de morte.
Shinzo Abe foi premiê do Japão no período de 2012 a 2020 e renunciou ao cargo por motivos de saúde.