O Grande Irmão promove o Adeus à Privacidade
FBI revela extrair informações de WhatsApp, I-Message, Telegram Viber
e outros Aplicativos de Mensagens
Relatório do FBI Federal Bureau of Inteligence, o departamento geral de investigações dos EUA, divulgado pela revista Rolling Stones, revela que os meios que a agência norte americana de informações possui para extrair dados confidenciais dos usuários de 9 das principais plataformas de mensagens instantâneas.
Entre os aplicativos de mensagens instantâneas, aos quais o FBI pode ter acesso, estão o I-Message, Telegram, WhatsApp e o Viber. Apesar de o WhatsApp e I-Message prometerem a seus clientes a máxima segurança e proteção de seus dados, o relatório do FBI descreve os dois aplicativos como os mais permissivos que existem.
O relatório informa que as autoridades têm uma variedade de formas legais para acessar os dados sensíveis de usuários, seja uma ordem judicial ou uma intimação.
O documento afirma que o WhatsApp pode fornecer informações praticamente em tempo real sobre um usuário e suas atividades, graças aos metadados que gera. Embora o FBI não possa acessar diretamente as mensagens, tem a sua disposição outros dados valiosos, como os contatos e registro de comunicações.
O relatório do FBI revela que a Apple está obrigada a entregar informações básicas de seus usuários, bem como os registros de 25 dias de atividades no I-Message.
"A privacidade é essencial para a democracia",
diz Ryan Shapiro, diretor executivo da Propriedade do Povo.
"A facilidade com que o FBI vigia nossos dados on-line, minerando os detalhes íntimos de nossas vidas diárias, ameaça a todos nós e abre caminho para um governo autoritário."
O relatório do FBI foi fornecido à revista RollingStones pelo grupo denominado Propriedade do Povo, um grupo sem fins lucrativos, que atua em Washington DC em favor da transparência; e que, por sua vez, recebeu o documento através de um pedido ao governo, amparado pela Lei de Liberdade de Informação; e o compartilhou com a Rolling Stone.
CONFIRA na Revista Rolling Stones a matéria de denúncia do serviço de inteligência do FBI nas plataformas de mensagens instantâneas. CLIQUE AQUI.
: