O Instituto de Virologia de Wuhan nega que o Paciente Zero do Coronavirus COVID-19 veio do instituto
No domingo, o Instituto de Virologia de Wuhan negou rumores afirmando que a primeira pessoa a contrair uma nova pneumonia por coronavírus (COVID-19), ou o paciente zero do COVID-19 veio do instituto.
Huang Yanling, que obteve um mestrado no instituto em 2015, mudou-se para trabalhar e morar em outro lugar após sua graduação e não volta a Wuhan desde então. Ela nunca foi infectada pelo vírus e está em boas condições, de acordo com um comunicado divulgado pelo Instituto Wuhan de Virologia em seu site no domingo.
A declaração foi divulgada depois que reivindicações circularam na internet no sábado, dizendo que Huang era o paciente zero do novo coronavírus.
Em um momento crucial da luta contra a epidemia, esse boato interrompeu bastante o trabalho de pesquisa do instituto, informou o instituto no comunicado.
Wei Hongping, pesquisador do Instituto Wuhan de Virologia e mentor de Huang, postou em seu WeChat Moments que ele recentemente ligou para Huang e confirmou que Huang estava em boa saúde, informou o National Business Daily neste domingo.
Shi Zhengli, pesquisador do Instituto de Virologia Wuhan, disse na noite de sábado: "Posso prometer que nenhuma pessoa foi infectada em nosso instituto, incluindo estudantes de pós-graduação. Temos zero casos de infecção", relatou o Beijing News no domingo. .
Outro cientista do instituto, Chen Quanjiao, acrescentou:
"O Instituto Wuhan de Virologia não tem infecções e o paciente zero não veio de nós",
informou o Beijing News.
De acordo com uma lista de matrículas lançada em 4 de novembro de 2011, Huang foi recomendada pela Universidade Southwest Jiaotong para ingressar no programa de mestrado do instituto em 2012, informou o Beijing News.