Mourão, na China; Bolsonaro, nos EUA
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assume nesta 5ª feira, 16.05, interinamente a Presidência da República e fica no cargo até a manhã desta 6ª feira, 17.05, quando o presidente Jair Bolsonaro retorna de sua viagem aos EUA.
É a primeira vez que o deputado fica no cargo após a posse do presidente Jair Bolsonaro.
Ao embarcar para os EUA na 3ª feira, 14.05, Bolsonaro passou o comando do país para o vice-presidente, Hamilton Mourão. Nesta tarde, Mourão também viajou, para a China e, assim, o presidente da Câmara assume o Executivo federal.
China
Na China, o vice-presidente brasileiro participa da quinta edição da reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), no dia 23 de maio, em Pequim. A Cosban é uma instância de cooperação e diálogo regular entre Brasil e China. As reuniões não ocorrem desde 2015. No Brasil, a missão é presidida pelo vice-presidente da República.
Ele também será recebido pelo presidente chinês Xi Jinping, na sexta-feira (24), e terá encontros com empresários.
Antes de desembarcar na China, Mourão fará uma escala no Líbano, onde será recebido pelo presidente Michel Aoun na 6ª feira, 17.05. No sábado, 18.05, pela manhã, o vice-presidente visita a força naval brasileira que atua na missão de paz das Nações Unidas no país.
O vice-presidente deixa a China na noite de 6ª feira, 24.05, e, antes de retornar ao Brasil, faz uma parada em Florença, na Itália, onde visita um memorial da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. O retorno de Mourão ao Brasil está previsto para domingo, 26.05.