Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

07 de Novembro de 2018 as 08:11:02



FRANQUIAS Adaptam-se para Atender 30 milhões de Vegetarianos


Franquias se adaptam para atender 30 milhões de brasileiros que não consomem mais carne
 
Sociedade Vegetariana Brasileira presta consultoria gratuita a estabelecimentos; Sucão é exemplo de franquia que implementou opções veganas com o apoio da organização.
 
 
30 milhões de brasileiros já se declaram vegetarianos (IBOPE Inteligência, 2018) e 63% da população quer reduzir o consumo de carnes (Datafolha, 2017). Para essas pessoas, até pouco tempo atrás, era muito difícil comer em lugares como shopping centers - tradicionalmente ocupados por redes de fast food com lanches e pratos à base de carnes ou queijo.
 
Hoje, o cenário ainda não é o ideal, mas as marcas mais antenadas – inclusive franquias – têm se adaptado para ser mais inclusivas e conquistar esses clientes.
 
Também há mais interesse da população pelo veganismo (escolha de não consumir produtos de origem animal). Mais da metade (55%) dos entrevistados pelo IBOPE disse que consumiria mais produtos veganos se eles estivessem melhor indicados nas embalagens.
 
O Sucão, franquia nascida em Campinas (SP) e presente nos principais shoppings da cidade e da região, propôs mudanças nesse sentido. Mesmo sendo uma rede de alimentação saudável que já tem um menu composto essencialmente por frutas, folhas e vegetais, o cardápio foi revisto com o auxílio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), através do programa Opção Vegana, para incluir mais opções sem nada de origem animal.
 
Foram implementadas, então, alternativas como shimeji e quibe de girassol, que podem vir acompanhadas de quinoa, arroz, batata doce, mix de legumes e saladas.
 
“Juntamente com a SVB, fizemos uma revisão no cardápio, mudamos processos e excluímos a manteiga e leite de alguns de nossos preparos. Já oferecíamos opções vegetarianas e, agora, oficializamos também as veganas para nos tornarmos ainda mais inclusivos”,
 
explica Filipe Falcão, diretor de Marketing do Sucão.
 
Desde o início de outubro, o novo cardápio está disponível em todas as 20 lojas da rede, presentes em várias cidades do interior de São Paulo, além de Petrópolis (RJ) e Porto Alegre (RS). Nele, é possível visualizar facilmente ao lado de cada item correspondente o ícone “opção vegana” – identificação que traz segurança e clareza aos clientes.
 
Como o tema ainda gera dúvidas, a SVB Sociedade Vegetariana Brasileira oferece gratuitamente essa consultoria para estabelecimentos que queiram se tornar veg-friendly.
 
Programa Opção Vegana
 
Assim, por meio do programa Opção Vegana, oportunidades de substituições, sugere fornecedores, desenvolve receitas por meio de parcerias e auxilia na comunicação.
 
Segundo Elton Bastos, campaigner do programa, as pessoas costumam se surpreender como tudo é muito mais simples do que parece.
 
“As mudanças são simples e valem a pena porque alimentos à base de vegetais costumam ser fáceis de manipular e mais baratos que os de origem animal. Além disso, empresas que oferecem produtos veganos tornam-se mais atraentes”,
 
ele diz.
 
“Se há um vegano num grupo de amigos, este grupo certamente vai buscar um lugar mais democrático, que atenda a todos”,
 
completa.
 
Vale lembrar que o comportamento do brasileiro é reflexo do que acontece no mundo. O mercado global de proteínas vegetais - que representava US$ 7,8 bilhões (R$ 25 bilhões) em 2013 - poderá superar os US$ 11 bilhões (R$ 35 bilhões) em 2018, o que significaria um aumento de 40% em cinco anos. Os dados são da Nutrikéo, empresa francesa de consultoria em estratégias alimentares.
 


Fonte: PALOMA RODRIGUES, para SUCÃO Cozinha Saudavel





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
NOVE FRANQUIAS Lucrativas no Segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar 26/01/2022
NOVE FRANQUIAS Lucrativas no Segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar
 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para alavancar Negócios. Saiba Como Fazer. 25/01/2022
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para alavancar Negócios. Saiba Como Fazer.
 
CENTER PANOS - Franquia de Insumos para Artesanato estará na feira Franchise4U 24/01/2022
CENTER PANOS - Franquia de Insumos para Artesanato estará na feira Franchise4U
 
FRANQUIAS apostam para Faturar Mais no Verão 24/01/2022
FRANQUIAS apostam para Faturar Mais no Verão
 
PANOBIANCO - Rede de Franquias Fitness almeja dobrar de tamanho 20/01/2022
PANOBIANCO - Rede de Franquias Fitness almeja dobrar de tamanho
 
AD CLINIC - Engenheiros da Petrobras investem em Franquia da Rede de Estética 18/01/2022
AD CLINIC - Engenheiros da Petrobras investem em Franquia da Rede de Estética
 
FRANCHISING NO RIO se recupera e fatura R$4,6 BI no 3º trimestre/2021 31/12/2021
FRANCHISING NO RIO se recupera e fatura R$4,6 BI no 3º trimestre/2021
 
MARKETING DIGITAL 2022 - DICAS Para Planejar o Orçamento 17/12/2021
MARKETING DIGITAL 2022 - DICAS Para Planejar o Orçamento
 
YES ! COSMETICS - Franquia apresenta Linha 100% Vegana de Sabonetes 06/12/2021
YES ! COSMETICS - Franquia apresenta Linha 100% Vegana de Sabonetes
 
ORGÂNICA BODY&SPA - Garante retorno do investimento em 6 meses ou dinheiro de volta 06/12/2021
ORGÂNICA BODY&SPA - Garante retorno do investimento em 6 meses ou dinheiro de volta
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites