Governo da China expressou nesta 4ª feira, 31.10.2018, suas expectativas em relação ao futuro das relações Brasil-China no governo Bolsonaro. Em editorial o jornal China Daily, orgão de imprensa extraoficialmente encarregado de manifestar, em idioma inglês, o posicionamento do governo chinês. Confira o texto original em tradução a cargo da Redação JF
"Esperanças expressas para os laços do Brasil após a eleição"
Por MO JINGXI, PAN MENGQI
China Daily
Atualizado: 2018-10-30 02:14
Apoiadores de Jair Bolsonaro comemoram no domingo como o deputado de longa data é declarado vencedor da corrida presidencial do país, em São Paulo, Brasil.
"A China espera que o recém-eleito presidente brasileiro Jair Bolsonaro promova novos progressos na construção nacional do país e aprofunde a cooperação bilateral em benefício dos povos dos dois países, enquanto o político de direita do Partido Social Liberal venceu a eleição presidencial do país no domingo.
"O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, disse em uma coletiva de imprensa em Pequim que tanto a China quanto o Brasil são importantes países em desenvolvimento e importantes economias emergentes, e os dois países são parceiros estratégicos abrangentes.
"Lu disse que a China está pronta para trabalhar com o Brasil para manter e desenvolver a parceria estratégica bilateral abrangente para melhor beneficiar os dois países e seus povos, e contribuir para salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento, bem como manter a paz e estabilidade mundial.
"De acordo com o Tribunal Eleitoral Superior do Brasil, o Bolsonaro, de 63 anos, será inaugurado no dia de Ano Novo. Ele ganhou 55,13 por cento dos votos, contra 44,87 por cento de seu rival Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, de esquerda.
"O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e vários líderes latino-americanos também enviaram mensagens de felicitações a Bolsonaro. A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse que Trump expressou "um forte compromisso de trabalhar lado a lado para melhorar a vida das pessoas nos Estados Unidos e no Brasil".
"Líderes da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela também enviaram seus parabéns ao presidente eleito.
"Bolsonaro postou uma mensagem de vídeo no Facebook após a divulgação dos resultados oficiais prometendo cumprir todas as promessas feitas durante sua campanha.
"Tang Jun, especialista em América Latina da Universidade de Finanças e Economia de Jiangxi, disse que a postura dura de Bolsonaro em relação ao crime e à defesa dos valores tradicionais da família lhe renderam um grande número de seguidores em um país atormentado pela violência e corrupção.
"Tang disse que os defensores de Bolsonaro o consideram 'o homem que pode varrer a corrupção política e resgatar o Brasil de sua economia lenta'. No entanto, Tang disse que a política econômica liberal de Bolsonaro pode revitalizar a economia brasileira e ainda precisa ser testada pelo tempo e pela prática.
"Entre suas promessas de campanha, Bolsonaro, um ex-capitão militar, prometeu permitir aos cidadãos portar armas de autoproteção, diminuir a idade em que os menores são responsabilizados por seus crimes de 18 a 16 anos e acabar com as licenças dos prisioneiros.
"No entanto, a posição linha dura de Bolsonaro também levantou alarmes entre os progressistas.
"Ele foi esfaqueado em um comício de campanha no mês passado e passou semanas se recuperando em um hospital.
"De acordo com o jornal brasileiro The Rio Times, o atual presidente Michel Temer disse que a transição do poder começará na segunda-feira no Centro Cultural do Banco do Brasil, que fica próximo ao Palácio do Planalto, o local de trabalho presidencial de Brasília."