No México a transição se desenvolve com estabilidade, afirmou o presidente eleito
A transição do governo no México ocorre em meio a uma crise de violência e insegurança, mas sem transtornos políticos ou financeiros, disse o presidente eleito Andrés Manuel López Obrador, na cidade de Monterrey.
"A transição foi alcançada em harmonia, com estabilidade, não há crise política, não temos uma crise financeira, o que infelizmente está acontecendo na Argentina não está acontecendo",
disse López Obrador, referindo-se à situação no país.
Na Argentina o governo tomou medidas emergenciais em face de uma crise econômica, com novos impostos sobre as exportações, uma redução no gabinete e a negociação de um novo acordo com o FMI Fundo Monetário Internacional, ao qual recorreu em junho.
López Obrador afirmou que é evidente haver uma crise no México, mas relacionada a
"muita pobreza e acima de tudo muita insegurança e muita violência, mas também há condições (favoráveis), porque há esperança para as pessoas que as coisas vão melhorar e elas vão mudar ".
López Obrador declarou que em outubro próximo apresentará a estratégia de segurança para seu mandato, que terá início em 1º de dezembro. Milhares de pessaos morreram no México nos últimos anos em razão da guerra entre os cartéis de drogas.