Os representantes dos BRICS – grupo de países que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul – farão uma reunião no dia 11, em um evento paralelo, durante a próxima reunião do FMI, a realizar-se em Tóquio, de 9 a 14 de outubro.
O tema do encontro será a criação de um banco conjunto de desenvolvimento, semelhante ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A proposta já fôra anunciada em agosto último, em reunião do bloco, no Rio de Janeiro. A expectativa é que a decisão final sobre a instituição financeira seja tomada na próxima reunião do BRICS, em março de 2013, na África do Sul.
Os países do BRICS também debaterão um mecanismo de socorro mútuo entre os bancos centrais dos membros do bloco. Em caso de crise nas contas externas, cada país teria acesso à parte das reservas internacionais dos demais parceiros do BRICS.
A diferença em relação aos mecanismos de socorro montados na Europa é que o dinheiro não será aplicado em um fundo internacional e permanecerá nas reservas de cada país antes de ser emprestado.
fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-03/brasil-questionara-no-fmi-estimulo-monetario-promovido-por-paises-desenvolvidos
.