MINERVA - Resultados do 4º Trimestre/2017
O top line ainda aumenta enquanto o capital de trabalho queima dinheiro
Minerva lançou fortes resultados operacionais no 4T17. Como esperado, o crescimento do número de animais abatidos devido a:
(i) o aumento de capacidade iniciado no 3T17 e
(ii) a consolidação de novos ativos levou a receita a atingir um novo recorde em R$ 4,0 bilhões (+ 55% ano/ano 6% superior às nossas estimativas e 9% acima do consenso).
Por outro lado, o processo de integração junto a maiores despesas relacionadas às exportações de gado vivo e ao volume exportado pressionaram margem EBITDA que caiu 60 bps ano/ano (em linha com nossas estimativas) para 9,2% contra 9,8% no 4T16.
Movendo-se na direção oposta do 3T17, a variação negativa de FX de BRL 321 mn levou a linha inferior a uma perda de BRL 314 mn no 4T17. Além disso, destacamos a variação negativa no capital de giro em BRL 505 mn, o que levou a FCF a -440 milhões de RN.
Outperform
Reiteramos nosso preço-alvo YE18 para BEEF3 em R$15/ação e a recomendação Outperform. Em 2017, com a aquisição no Mercosul e a retomada das atividades na fábrica da Mirassol D'Oeste, a capacidade de capacidade instalada chegou a 74,5% em relação a 68,4% em 2016.
Acreditamos que o atual cenário positivo para a disponibilidade de gado no Brasil adicionado a um uma forte demanda internacional pode ajudar a empresa a manter seus valores e a melhorar progressivamente a margem bruta no curto prazo.
Além disso, de acordo com a empresa, o processo de integração funcionou de acordo com o cronograma esperado.
Assim, no que diz respeito ao processo de consolidação, podemos ver a melhoria da margem EBITDA e as necessidades mais baixas de capital de giro impactando positivamente o FCF e alavancagem.
Nesse sentido, chamamos a atenção para a estratégia da empresa focada em melhorar o ciclo de conversão de caixa em suas novas unidades de negócios. Todos considerados, ainda estamos otimistas com a capacidade da empresa de integrar novos ativos e gerar valor para seus acionistas, reiterando a recomendação de Outperform.
Confira também a matéria
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da MINERVA no 4º trimestre/2017, elaborado por LUCIANA CARVALHO, analista senior do BB Investimentos.