M. DIAS BRANCO
Resultados do 4º Trimestre de 2018
Preços médios mais baixos compensam volumes maiores e expansão de participação de mercado
M Dias Branco lançou resultados negativos no 4T17. Dada a redução nos preços do milho, segmentos como macarrão, farinha de trigo e farelo enfrentaram um ambiente mais competitivo que impactou negativamente os preços médios da empresa (-3% aa).
Como resultado, a receita líquida ficou 6% abaixo das nossas estimativas e 5% abaixo do consenso, atingindo R $ 1,4 bilhão (-3% aa).
Além disso, maiores despesas de marketing e vendas, principalmente relacionadas à distribuição para o Sul e o Sudeste, afetaram negativamente o EBITDA que declinou 19% aa para R $ 194 milhões (11% abaixo das nossas estimativas e 18% abaixo do consenso).
Assim, a margem EBITDA caiu 300 bps ano/ano para 14,2%. Como positivo, destacamos a continuidade dos ganhos de participação de mercado e a expansão geográfica gradual, indicando que a empresa implementou com sucesso sua estratégia de crescimento.
Esperamos que M Dias continue apresentando uma tendência ascendente em relação aos volumes, por trás de melhorias comerciais e iniciativas de marketing.
No entanto, seguiremos a decisão da empresa de aumentar os preços gradualmente no 1S (conforme anunciado na chamada de ganhos hoje), que provavelmente afetará o volume no curto prazo.
Reiteramos a recomendação Outperform e nosso preço-alvo YE18 para MDIA3 em R$ 58/ação. Apesar dos resultados negativos do 4T17, consideramos positivos os números do ano inteiro.
Embora os preços tenham sido reduzidos em 1% aa devido à redução dos preços do trigo, as iniciativas da empresa focadas no marketing e na distribuição levaram a empresa a expandir-se geograficamente e aumentar o volume em 2,5% aa.
Neste contexto, as vendas em outras regiões (excluindo Nordeste) representaram 30,2% de 28,7% em 2016. As melhorias no mix e o lançamento de novos produtos de maior valor agregado também impactaram positivamente a margem EBITDA que aumentou 100 bps ano/ano 17,8%.
Além de expandir geograficamente a sua presença para o Sul e o Sudeste, onde M Dias tem uma penetração ainda baixa em comparação com sua liderança no Nordeste, acreditamos que M Dias Branco deve se beneficiar de futuras sinergias (embora ainda não quantificadas pela empresa) e um portfólio de produtos com maior valor agregado pela Piraque.
Nesse sentido, reafirmamos o nosso otimismo no caso do investimento, considerando que sua estratégia de crescimento sempre busca gerar valor agregado para o acionista. Assim, mantemos a classificação Outperform para MDIA3 com um YE18 TP em R$ 58/ação.
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da M DIAS BRANCO no 4º trimestre/2017, elaborado por LUCIANA CARVALHO, analista senior do BB Investimentos