Rosneft inicia perfuração de primeiro poço no Amazonas
Igor Rozin, Gazeta Russa
Testes e análises serão conduzidos durante o segundo trimestre de 2017. Subsidiária russa no Brasil detém atualmente controle do projeto da bacia de gás do Solimões.
A Rosneft Brasil, subsidiária da estatal russa Rosneft, está iniciando a perfuração do primeiro poço de exploração na Bacia do Solimões, segundo comunicado da empresa.
“A empresa espera fazer a perfuração, os testes e a avaliação de poços ao longo do segundo trimestre de 2017”,
informou a Rosneft.
A meta da petroleira é perfurar, pelo menos, quatro poços na primeira campanha de perfuração exploratória. Com isso, a empresa espera obter informações geológicas para determinar o potencial de recursos de hidrocarbonetos da Bacia do Solimões.
Os blocos da Rosneft no Solimões cobrem uma área de aproximadamente 37 mil quilômetros quatrados. O projeto inclui 18 blocos de perfuração.
De poço em poço
Em julho de 2014, a Rosneft Brasil e a Petrobras assinaram um memorando de entendimento que previa a análise detalhada das opções de monetização de gás na bacia do Solimões, a criação de um grupo de trabalho conjunto e a elaboração de um roteiro para os estudos.
As investigações foram concluídas, e agora a Rosneft Brasil está trabalhando com as partes interessadas na região para avançar com as opções de monetização prioritárias.
A Rosneft Brasil e a PetroRio (formalmente, HRT Participações em Petróleo S.A) assinaram, em maio de 2015, um acordo de US$ 55 milhões passando 55% do capital acionário e o controle do projeto da bacia de gás do Solimões à petrolífera russa.
Fonte: http://gazetarussa.com.br/bilateral/2017/02/16/rosneft-inicia-perfuracao-de-primeiro-poco-no-amazonas_703463