Petrobras confirma Ivan de Sá na presidência da BR Distribuidora
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou na 5ª feira, 08.09, a permanência de Ivan de Sá Pereira Junior na presidência da Petrobras Distribuidora (BR), o braço da estatal para o setor de distribuição de derivados.
Pereira Junior vinha exercendo interinamente o cargo de presidente da subsidiária da Petrobras desde o dia 26 de janeiro deste ano, em substituição a Carlos Aberto Tessarollo, diretor financeiro da empresa. Tessarollo exercia também interinamente a presidência da BR no lugar de José Lima de Andrade Neto, que havia renunciado ao cargo em setembro do ano passado alegando problemas de saúde.
A confirmação de Pereira Junior no cargo foi feita em nota pela assessoria de imprensa da holding. A nota informa ainda que o Conselho de Administração aprovou também a designação do gerente executivo de Logística e Suprimento da BR, Marcelo Bragança, para responder interinamente pela Diretoria de Operações e Logística.
A BR é o principal ativo que consta do plano de desinvestimento que vem sendo feito pela Petrobras. O plano visa a superar dificuldades financeiras e obter recursos para tocar projetos de maior e mais rápido retorno para a estatal. Em princípio, a ideia da empresa é desfazer-se de cerca de 50% do capital da BR Distribuidora.
Nota da Redação JF
Com participação de 19,7% no total, a BR Distribuidora tem a maior rede de distribuição de combustíveis do País, seguida pela Ipiranga, com 14,6% e pela Raizen, com 11,2%.
A distribuidora de combustíveis Ale ocupa a 4ª posição, com 3,1% do mercado. A participação de postos com bandeira branca (sem marca) é de 39,8%.
Dados da dezembro/2015 informados pela ANP Agencia Nacional de Petróleo.