PM apreende objetos proibidos e estima 25 mil manifestantes na Esplanada
Estimativas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) indicam que cerca de 25 mil pessoas ocupam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta tarde. São 18 mil favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff e 7 mil contrários ao impedimento. A Polícia Militar também informou que apreendeu barras de ferro, garrafas, estiletes, canivetes, tesouras e facas.
Saiba Mais
Ministro do Supremo nega pedido para suspender votação do impeachment
Cerca de 4 mil profissionais fazem a segurança dos manifestantes que acompanham a votação do impeachment na Câmara dos Deputados. O grupo a favor da permanência de Dilma Rousseff ocupa o lado esquerdo do Congresso Nacional (sentido de quem desce a Esplanada) e usa o Teatro Nacional como ponto de concentração. O grupo pró-impeachment ocupa o lado direito da Esplanada, tendo o Museu da República como ponto de encontro.
Brasília - Manifestantes contra o impeachment fazem ato na Esplanada dos Ministérios (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
O grupo contra o impeachment ocupa o lado esquerdo do Congresso Nacional e usa o Teatro Nacional como ponto de concentraçãoFábio Pozzebom/Agência Brasil
As duas zonas para manifestantes estão separadas por um corredor de 80 metros de largura por um quilômetro de comprimento, que vai da Catedral ao Congresso Nacional. O corredor tem trânsito exclusivo das forças de segurança e é protegido por policiais militares encarregados de impedir que um grupo invada o espaço reservado ao outro.
A sessão da Câmara dos Deputados para votar a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta da República começou pontualmente às 14h de hoje (17). Para que o processo seja aberto e siga para o Senado são necessários votos de dois terços dos 513 deputados da Casa, ou seja, 342.