FRANQUIAS, 216 mil nos empregos diretos gerados pelo segmento em 2011
O Franchising foi responsável por quase um décimo de toda a riqueza gerada no país, representando quase 7,8% na participação do PIB 2011, segundo pesquisa da Rizzo Franchise.
As franquias geraram, só no ano passado, 266 mil novos empregos diretos, um crescimento de 16% em relação a 2010. Hoje, cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil trabalham dentro de franquias dos mais variados setores. Esses são alguns dos dados da pesquisa que acaba de ser divulgada pela pesquisa “2012 Franchising na Economia Brasileira” realizada pela Rizzo Franchise – empresa que há mais de 20 anos divulga os resultados do setor em todo o Brasil e América Latina.
Segundo Marcus Rizzo, especialista da Rizzo Franchise e autor da pesquisa, o crescimento da geração de empregos nas franquias ocorreu devido ao aumento do consumo e a forte ascensão de novas classes nesse mercado, que conseqüentemente impulsionaram a receita das franquias e o impacto da economia brasileira. “Com a aproximação da Copa e das Olimpíadas, o Brasil deve dar saltos ainda maiores neste mercado a partir deste ano”, explica Rizzo. A previsão para este ano também é animadora para quem pretende iniciar uma carreira trabalhando com franquias. Serão cerca de 280 mil novas vagas de empregos neste mercado em 2012.
DADOS DO MERCADO - A pesquisa também revela que o crescimento deste mercado representou em 2011 quase 8% de todo o PIB Nacional, com um faturamento de R$ 286 bilhões. Foram abertas no ano passado 19 mil novos estabelecimentos por empreendedores que resolveram abrir seus próprios negócios e 284 novas empresas resolveram começar a expandir por meio de franquias.
SETORES - Outro dado interessante da pesquisa é em relação aos setores do Franchising que mais cresceram em 2011. Em primeiro lugar está o setor de “Negócios & Serviços”, responsável pela abertura de 5.111 novas franquias. Para o ano de 2012, os setores que mais devem crescer segundo a pesquisa são:
1º lugar: Fast Food
2º lugar: Saúde & Beleza
3º lugar: Automotivo
4º lugar: Alimentação Especializada
O crescimento acelerado do mercado de franquias tem deixado algumas redes bastante otimistas com a expansão neste ano. A Casa do Notebook, por exemplo, que pertence ao setor que mais cresceu em 2011 e oferece venda e assistência técnica a um público cada vez maior devido ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro, vai abrir 7 novas franquias só no primeiro semestre de 2012 e prevê um aumento de 30% no faturamento até o final do ano.
Na área de Beleza, setor que promete dar um grande salto também em 2012, a Onodera, rede de clínicas de estética corporal e facial vai gerar, sozinha, cerca de 420 novos empregos este ano com as novas franquias que vai abrir em todo o Brasil.
E quem oferece alimentação ao consumidor final também tem boas perspectivas para este ano. A rede Dídio Pizza – franquias de pizzarias delivery – projetou seu crescimento em 110% para 2012, com a abertura de 13 novas unidades e a abertura de 377 novas vagas de emprego. Na área de comidas típicas, a rede Jin Jin Wok, de gastronomia asiática, vai empregar 450 novos trabalhadores este ano em suas novas lojas.