Estratégia em curso, BB amplia presença no cenário externo
.
A estratégia de expansão internacional do Banco do Brasil tem como direcionadores três vetores:
1º) a existência de comunidades de brasileiros no exterior,
2º) a transnacionalização de empresas do País e
3º) o aumento no intercâmbio comercial do Brasil com o mundo.
.
De maneira geral, nos últimos anos, o BB tem concentrado esforços para expandir sua presença no cenário global.
No mercado norte-americano, a estratégia do Banco está voltada para atender às necessidades de produtos e serviços financeiros dos mais de 1,5 milhão de imigrantes brasileiros residentes nos Estados Unidos, além de dar suporte a empresas nacionais com atividades naquele país e também a clientes do segmento atacado.
.
A aquisição do EuroBank contribuirá para a expansão dos negócios do BB nos EUA, além de permitir a atuação no mercado de varejo norte-americano, tendo como foco o atendimento às comunidades brasileira e hispânica residentes no país. Com sede na Flórida, a instituição financeira possui uma rede de três agências localizadas em Coral Gables, Pompano Beach e Boca Ratton.
.
Na etapa seguinte está prevista a inauguração de 20 agências em regiões com forte concentração de imigrantes brasileiros: Nova Jérsei, Massachusetts e Nova Iorque.
.
Já a aquisição do Banco Patagonia constitui-se em um dos principais vetores da estratégia de expansão da atuação do BB na América do Sul, com vistas a potencializar negócios a partir do fluxo do comércio Brasil-Argentina, além de atender a demanda por produtos e serviços de cerca de 400 empresas brasileiras. Ainda no continente sul-americano, o Banco do Brasil prevê expandir sua atuação em países como Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru.
.
Na Europa, o Banco do Brasil criou a subsidiária europeia BB AG Viena e vinculou as agências de Frankfurt, Viena, Madri, Paris, Milão, Lisboa e sub-agências a esta unidade. A agência de Londres continua vinculada ao Banco na sede. A robusta evolução dos negócios implementados pelo BB na região ampara-se no apoio às empresas brasileiras e no fluxo comercial desses países com o Brasil.
.
O Banco do Brasil também está presente do outro lado do Oceano Atlântico, nos continentes asiático e africano, com uma estratégia que se encontra em fase de reformulações.
.
Na Ásia, por exemplo, a instituição passa por reorganização de sua estrutura, com revisão da atuação no Japão, consolidação da presença na China, expansão em Hong Kong e instalação de uma corretora de valores mobiliários em Cingapura.
.Na África, o Banco marca presença com um escritório de negócios em Angola e as perspectivas apontam para a negociação de parcerias estratégicas