OPERAÇÕES BNDES
O BNDES é um grande banco do Estado Brasileiro, destinado a oferecer empréstimos notadamente ao setor privado brasileiro e ao setor industrial, mas também tem linhas de crédito para o agronegócio e para o setor de serviços, nas diversas regiões brasileiras.
O BNDES faz empréstimos tanto diretamente ao cliente empresário (operações diretas), quanto indiretamente por meio de bancos privados ou públicos credenciados (operações indiretas), tais como o Banco do Brasil, a Caixa Federal, o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia, como bancos públicos, e Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e muitos outros bancos privados.
Suas operações são preponderantemente destinadas para investimento para compra de equipamentos novos da indústria nacional, novas instalações, veículos, sistemas etc, de novas empresas, ou de modernização de empresas já existentes etc).
.
Seus empréstimos para capital de giro são principalmente relativos àquela parcela do capital de giro de uma empresa correlacionada a um dado investimento com financiamento apoiado pelo BNDES, como parte de um projeto de investimento aprovado e que teve, para tanto, apresentado pela empresa um projeto ao BNDES.
.
Mas o BNDES tem uma linha de crédito específica de capital de giro, denominada PROGEREN, que empresas podem pleitear e que não necessariamente se vinculem a um certo projeto de investimento. Suas condições são extremamente favoráveis ao tomador, relativamente às linhas de capital de giro existentes no mercado:
.
a) prazo de pagamento de até 36 meses
b) carência de até 12 meses (da parcela de amortização)
c) juros por volta de 1% ao mês.
.
Via de regra, nas operações diretas ou indiretas com o BNDES, as empresas devem apresentar Consulta Prévia (pré-projeto), Projeto e Estudo de Viabilidade Econômica. Seu objetivo é apresentar a empresa e detalhar os novos investimentos a serem feitos.
.
No Projeto são revelados os mercados a que se destinem produtos e serviços a serem implementados, as estratégias e as estimativas de vendas, as projeções detalhadas de despesas, o fluxo de caixa ao longo de período de pagamento do empréstimo pleiteado, de modo a demonstrar cabalmente a capacidade de pagamento do empréstimo gerada a partir dos novos investimentos.
.
A MP Consultoria é uma empresa de consultoria econômica e elabora, desde 1997, projetos e estudos de viabilidade econômica para subsidiar solicitações de empréstimo junto a bancos de desenvolvimento, atendendo clientes por todo o País. Mantem credenciamento junto ao Conselho de Economia do DF, desde 1997; e seu diretor, economista Wilson Roberto Correa, junto ao CORECON SP, desde 1982.
.
Contatos para esclarecimentos poderão ser feitos pelos telefones
.
(061) 3328.1324, (61) 9983.1763 e (11) 6383.4542
.
ou pelo email mpconsultoria@hotmail.com