FED mantém a taxa básica de juros entre 0 e 0,25%
O comitê de política monetária dos EUA decidiu manter a taxa de juros entre zero e 0,25% ao ano, em reunião na tarde de 5ª feira, 17.09, por volta das 15h30.
Trata-se do FOMC Federal Open Market Committee, que corresponde ao COPOM brasileiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
A taxa básica de juros é mantida neste nível nos EUA desde 2008 e a decisão foi justificada pelos impactos que a elevação poderia provocar na economia global. Nível de inflação abaixo da meta de 2,0% ao ano nos EUA foi outra justificativa para a manutenção da taxa básica pelo FOMC, segundo integrantes do Comitê.
A elevação da taxa básica de juros pelo FED ocasionaria a elevação da rentabilidade dos títulos públicos norteamericanos e a consequente atração de capitais do resto do mundo para o mercado financeiro dos EUA, com efeito danosos ao países em desenvolvimento. tais como o Brasil.
FED, o banco central norteamericano
A política monetária nos EUA é de responsabilidade do FED Federal Reserve (Reserva Federal), atribuída pelo Federal Reserv Act de 1913. A Reserva Federal controla os três instrumentos de política monetária - operações de mercado aberto, a taxa de desconto, e exigências de reservas aos bancos.
Usando as três ferramentas, a Reserva Federal influencia a procura e a oferta de moeda, os saldos que instituições depositárias mantem no Federal Reserve e desta forma altera a taxa dos fundos federais. A taxa de fundos federais é a taxa de juro a que instituições depositárias emprestam para outras instituições depositárias, durante a noite.