Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

04 de Outubro de 2014 as 19:10:20



HUGO CARVANA, cortinas se fecham em luto


O ator e diretor de cinema e televisão, Hugo Carvana, morreu neste sábado, 04.10, aos 77 anos, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio. A causa do falecimento não foi divulgada. Carvana, estava internado desde o último domingo, 28.09.2014. Os indícios seriam de câncer no pulmão, doença que ele vencera e que poderá ter retornado.
 
Celebrizado pelos personagens que criou e interpretou no cinema, típicos malandros cariocas, em comédias como Vai Trabalhar, Vagabundo e Se Segura, Malandro.
 
Carvana nasceu em 1937, no bairro de Lins de Vasconcelos, na zona norte. Ele começou no cinema em 1954, atuando em chanchadas da Atlântida Cinematográfica. O ator participou de mais de 100 filmes, de gêneros variados e diferentes fases do cinema brasileiro.
 
Vai Trabalhar, Vagabundo, lançado em 1973, marcou a estreia de Carvana na direção e deu sequência a uma série de comédias que incluiu uma continuação do primeiro filme. Foram, ao todo, oito comédias, a última em 2013 (A Casa da Mãe Joana 2), que sempre tiveram como cenário a cidade do Rio de Janeiro , retratada de forma amorosa e Carvana como ator.
 
Na televisão, ficou conhecido do grande público a partir de 1979, quando interpretou o repórter Valdomiro Pena no seriado Plantão de Polícia, da TV Globo, que tinha como roteirista o hoje novelista Aguinaldo Silva. Até 2012, Carvana atuou em dezenas de novelas, seriados e programas de humor na TV.
 
No sábado passado, 27.09, o ator e cineasta foi homenageado na atual edição do Festival do Rio, com uma exibição especial de Vai Trabalhar, Vagabundo, no Cinépolis Lagoon, na zona sul da cidade. Dentro da programação do festival, o filme volta a ser exibido neste domingo, 05.10, às 18h, no Ponto Cine, em Guadalupe , na zona norte do Rio. Hugo Carvana era casado com a jornalista Martha Alencar,  com quem teve quatro filhos.
 
A direção do Festival do Rio lamentou a morte do ator e diretor Hugo Carvana,  definido como "grande ícone da malandragem carioca", em nota divulgada a pouco no site do evento.
 
"Em meio à tristeza, nos sentimos honrados em ter prestado sua última homenagem ainda em vida e em ter contado com a presença de todos os seus filhos",
 
informa a nota sobre a sessão especial de Vai Trabalhar, Vagabundo, exibido no sábado passado, um dia antes da internação do cineasta.
 
O corpo do ator e diretor Hugo Carvana será velado a partir das 9h deste domingo, 05.10, no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio. Na segunda-feira, o corpo será cremado, em cerimônia reservada à família, no Memorial do Carmo, na zona norte da cidade.


Fonte: Agência Brasil e Redação do JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência 13/04/2024
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência
 
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho 06/04/2024
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho
 
PAZ, por Walmir Ayala 04/03/2024
PAZ, por Walmir Ayala
 
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília 04/03/2024
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília
 
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil 02/03/2024
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil
 
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto 01/03/2024
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto
 
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado 17/02/2024
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado
 
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita 17/12/2023
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita
 
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista 16/12/2023
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista
 
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova 16/12/2023
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites