Rede de franquias de restaurantes sofre queda de 10,1% na Ásia e de 3,7% no mundo após o caso da carne vencida
Em agosto, as vendas da maior rede de restaurantes do mundo, o McDonald's, desabaram em todas as regiões do mundo em que a marca tem pontos de venda.
O escândalo da carne contaminada, ocorrido na China em julho último, e o aumento da concorrência nos EUA são causas da queda nas vendas.
A direção da Empresa informou que suas vendas mundiais caíram 3,7% no mês de agosto, em comparação com o agosto de 2013, configurando o pior desempenho desde 2003.
"Os negócios globais do McDonald's enfrentaram em agosto diversos problemas que afetaram o desempenho das vendas",
declarou o presidente da rede Don Thompson em um comunicado.
"Trabalhamos duro para navegar de forma eficaz as condições atuais do mercado e voltar a ganhar força. Para o longo prazo, continuamos focados no fortalecimento dos elementos fundamentais dos nossos principais serviços, operações e marketing para maximizar o impacto das nossas prioridades estratégicas de crescimento para nossos clientes e o nosso negócio".
Sanções à Rússia, represálias à Mc Donald's
A empresa citou desempenho fraco na Rússia, onde o governo fechou restaurante americanos em represália às sanções americanas, e o escândalo de saúde que afetou um de seus fornecedores de alimentos na China, como fatores-chave que afetam as suas vendas.
Amplo comércio de carne vencida
O escândalo da carne contaminada na China, em julho último, atingiu igualmente a rede de cafeterias norteamericana Starbucks, o Burger King, alem de outras marcas.
Essas redes de restaurantes tinham a a mesma empresa fornecedora das carnes estragadas, a Shanghai Husi Food, pertencente ao grupo norteamericano OSI.