Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

02 de Setembro de 2014 as 11:09:49



ARTIGO - Franquias: Loja em rua ou em shopping center ? por Arlan Roque


Unidade de rua ou de shopping center:

O perfil do empreendedor é determinante nessa escolha

por Arlan Roque

 

Dificilmente será estabelecida uma fórmula precisa ou receita de bolo, para definição de melhor posicionamento de sua unidade de negócios: se melhor em rua ou em shopping center.

.

Normalmente há o estereótipo de que lojas em shopping center são melhores por apresentarem expectativa de maior faturamento e lucro.

.

Considerando-se que o ponto comercial tenha sido bem selecionado, tanto em unidade localizada em centros comerciais de rua ou em shopping center, a incidência de unidades com maior faturamento no shopping pode ser uma verdade. No entanto, não necessariamente será mais lucrativa.

 

Custos de ocupação e gastos com mão de obra são frequentemente maiores em shoppings, ao tempo que o faturamento poderá ou não ser proporcionalmente maior, em relação ao trabalho aplicado.

 

Um importante fator a ser levado em consideração no momento da escolha entre shopping centers ou comércio de rua, é o perfil do empreendedor.

 

Shopping Center

 

A atividade franqueada é naturalmente delimitada por uma série de procedimentos pré-estabelecidos. Além disso, se o empreendedor opta por instalar-se em shopping, é necessária a compreensão de que se trata de um centro de comércio organizado e regulamentado, com normas específicas para horário de funcionamento, recebimento de mercadorias, manutenção e organização de lojas e controle sobre vendas realizadas.

.

A contra-partida oferecida pelo shopping reside na maior segurança oferecida, no esforço conjunto de marketing, no fluxo ininterrupto de consumidores, nos treinamentos e nos eventos organizados por associação de lojistas etc.

.

Centro Comercial de Rua

 

Quando realizada a opção por unidade localizada em centro comercial de rua, o custo de ocupação tende a ser menor e o empresário tem mais liberdade na condução de seu negócio. No entanto, ele atua individualmente em relação ao marketing e demais situações apontadas no parágrafo anterior.

.

Ainda que o empresário tenha no franqueador, seu elemento de apoio comercial, há certa tendência de faturamento menor, mas não necessariamente rentabilidade menor.

.

Além disso, há limitação na oferta de conveniências aos clientes, quando, por exemplo, o estacionamento é um fator relevante na decisão de visitação daquela loja etc. Outro ponto limitador são as variações climáticas, que tem forte influência no fluxo de pedestres em pontos de rua.

 

Por outro lado, lojas em situadas em rua apresentam o aspecto positivo de frequentemente terem maior espaço, pois a locação não é realizada por metro quadrado, como em shopping center.

 

Finalmente, percebemos que existem pontos positivos e limitadores em ambas as situações. Independente desta análise, a estratégia de localização do ponto, que será assunto de outro post, é fundamental para o sucesso do negócio.

.

Analise, informe-se e faça bons negócios!!

 

.

Arlan Roque     

  



Fonte: Arlan Roque

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023 20/02/2024
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023
 
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025 16/02/2024
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025
 
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná 27/12/2023
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná
 
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias 06/12/2023
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias
 
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades 20/11/2023
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades
 
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites