Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

29 de Março de 2014 as 11:03:42



FOCKER 100 da Avianca faz pouso forçado em Brasilia


O Fokker-100 tinha 44 passageiros, 6 tripulantes e todos escaparam ilesos em razão da extrema perícia do comandante Eduardo Verli e o co-piloto, 'Maior'
 
 
Um avião da empresa Avianca fez pouso de emergência, às 17h42 de 6ª feira, 28.03, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.
 
A aeronave MK-28, Prefixo OAF 6393, voou de Petrolina PE à Brasília com 44 passageiros e cinco tripulantes. De acordo com a FAB Força Aérea Brasileira, o avião aterrissou com o trem de pouso dianteiro recolhido. Taxiou, portanto, só no trem de pouso traseiro, até perder velocidade para baixar a fuselagem dianteira na pista. De acordo com a assessoria da Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, nenhum passageiro ficou ferido.
 
A FAB informou ainda que uma equipe do CENIPA Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos esteve no local para “levantar informações para uma possível investigação”, e já liberou a aeronave para que a empresa a retire da pista.
 
A FAB adiantou, no entanto, que uma investigação, se ocorrer, não terá caráter de punição. O trabalho da Cenipa tem caráter preventivo, para evitar novos acidentes da mesma natureza.
 
A Avianca informou, em nota, que o avião pousou “de forma segura, e todos os passageiros foram desembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal de passageiros".
 
Informações complementares
 
Informações complementares divulgadas neste sábado, 29.03, revelam que a aeronave tinha o comando do piloto Eduardo Verni. Por volta das 17h30, Verni informou à torre de comando do Aeroporto Juscelino Kubtschek, em Brasília,
 
"A partir de agora, a gente declara emergência (...) Gostaria de solicitar apoio total de solo. Em mais 15 minutos, a gente prossegue para pouso".
 
O trem de pouso, equipamento que é instalado no bico da aeronave, na parte inferior, teve um travamento e não conseguia baixar. Por cerca de 20 minutos o piloto sobrevoou a a área do aeroporto para gastar combustível  e minimizar o risco de explosão da avião ao tocar o solo.
 
O comandante solicitou ajuda de bombeiros e ambulâncias antes de pousar, que ficaram a postos, quando o avião pousou, momento em que o tanque de combustível estava quase a zero, às 17h42.  
 
Nesse horário, a aeronave deslisou longamente por centenas de metros sobre as rodas trazeiras na pista com espuma anti-incêndio, pouco antes espalhada por um caminhão especial, com o objetivo de apagar de imediato as faíscas geradas pelo atrito do metal contra o solo. Suavemente o bico da aeronave foi encostando no solo, que parou logo em seguida. 
 
Antes, no interior da aeronave haviam sido guardados todos os equipamentos e objetos soltos, bem como os passageiros, se livrado de acessórios que poderiam provocar ferimentos, tais como relogios, correntes, gravatas, sapatos de salto, óculos etc. Os passageiros adotaram a postura de agachamento do torax e cabeça contra as pernas e permaneceram nas poltranas até a completa paralisação da nave.
 
Sem qualquer bagagem, os passageiros deixaram a aeronave atraves de rampas infláveis, através das portas trazeiras.  Não houve mortos nem feridos.


Fonte: Agência Brasil e Redação do JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência 13/04/2024
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência
 
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho 06/04/2024
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho
 
PAZ, por Walmir Ayala 04/03/2024
PAZ, por Walmir Ayala
 
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília 04/03/2024
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília
 
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil 02/03/2024
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil
 
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto 01/03/2024
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto
 
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado 17/02/2024
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado
 
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita 17/12/2023
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita
 
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista 16/12/2023
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista
 
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova 16/12/2023
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites