Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

31 de Julho de 2024 as 13:07:52



LOPEZ OBRADOR critica manifestação da OEA sobre Eleições na Venezuela


Manoel Lopez Obrador, presidente de México
 
Venezuela: presidente do México critica manifestação da OEA
Brasil e Colômbia aguardam atas eleitorais
 
Os países latino-americanos México, Brasil e Colômbia seguem aguardando e solicitando a publicação das atas eleitorais que permitem a auditoria dos resultados anunciados pelo CNE Conselho Nacional Eleitoral, que deu 51,21% dos votos ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, contra 44% a Edmundo González, declarando-o vencedor do pleito.
 
O presidente do México, López Obrador, diz que não é possível desqualificar o resultado, mas que é preciso esperar o cálculo das atas. Ele critica a posição da Organização dos Estados Americanos (OEA), que questionou o resultado eleitoral da Venezuela.
 
“Com que fundamento a OEA sustenta que ganhou o outro candidato? Onde estão as provas? As duas partes que contem todos os votos, que revisem todas as atas. [A OEA] não é um organismo nem democrático, nem autônomo, nem representa os países da América. Está aí como um apêndice de uma fração [de países]. Essa organização deve reformar-se. Não serve para nada. Só para agravar os problemas”,
 
afirmou em coletiva de imprensa na Cidade do México.
 
O presidente colombiano, Gustavo Petro, em uma rede social, pediu transparência para as atas eleitorais e citou o risco de uma desestabilização do país vizinho. 
 
"Convido o governo venezuelano a permitir que as eleições terminem pacificamente, permitindo um escrutínio transparente com contagem de votos, atas e supervisão por todas as forças políticas do seu país e supervisão internacional profissional",
 
disse.
 
Petro ainda pediu que os Estados Unidos retirem o embargo econômico contra a Venezuela.
 
"O bloqueio é uma medida anti-humana que só traz mais fome e mais violência do que já existe [na Venezuela] e promove o êxodo em massa de pessoas". 
 
Relações
 
O professor de relações internacionais do IDP Robson Valdez avalia que a posição do Brasil, México e Colômbia reflete o princípio fundamental das relações entre países de não intervenção em assuntos internos de outras nações.
 
“A situação é complexa e a desestabilização da situação política na Venezuela se insere em um quadro regional com repercussões globais, por isso o posicionamento da OEA tem pouca importância, conforme disse Obrador”,
 
analisou.
 
Segundo o especialista em América Latina, a posição do governo dos EUA também tem sido de cautela para evitar desestabilizar completamente o país.
 
“A desestabilização da Venezuela pode transformar-se em mais um palco para a disputa entre EUA, China e Rússia. Esse cenário é tudo o que os EUA, Brasil, Colômbia e México não desejam. Primeiro por conta da violência e sua eventual repercussão sobre os fluxos migratórios para a Colômbia e os EUA via México e Brasil”,
 
explica.
 
A posição do México e da Colômbia em relação às eleições na Venezuela foi similar a do Brasil, que segue esperando a publicação das atas eleitorais, mas sem jogar dúvidas sobre o trabalho do CNE Conselho Nacional Eleitoral, conforme defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
A posição desses países contrasta com os chefes de Estado de nações como Argentina, Chile e Equador que, antes da publicação das atas, se posicionaram ao lado da oposição liderada por María Corina Machado, jogando dúvidas sobre a lisura do pleito. A Venezuela rompeu relações diplomáticas com o Peru após o governo afirmar que a eleição foi fraudada.
 
“Fomos obrigados a tomar esta decisão após as temerárias declarações do chanceler peruano que desconhece a vontade do povo venezuelano e nossa Constituição”,
 
afirmou o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil.
 
Ataque hacker
 
As autoridades venezuelanas informaram que um ataque hacker promovido do exterior prejudicou as comunicações do CNE e atrasou o trabalho do órgão eleitoral. Como as atas não foram publicadas, parte da oposição tem alegado uma suposta fraude e convocaram manifestações contra o resultado eleitoral.
 
Atos violentos e protestos ocorreram em várias partes do país e já se calculam mortos, dezenas de feridos e centenas de presos. O governo de Nicolás Maduro acusa que há uma tentativa de golpe de Estado e forças opositoras pedem que os militares intervenham contra o governo.


Fonte: AGENCIA BRASIL.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ISRAEL - Pesquisadores acusam 18/05/2025
ISRAEL - Pesquisadores acusam "Genocídio em Tempo Real" na Palestina
 
Deu no CHINA DAILY: Brasil mira avanços nas relações com a China 15/05/2025
Deu no CHINA DAILY: Brasil mira avanços nas relações com a China
 
PEPE MUJICA - LULA participa de Funeral do ex-presidente do Uruguai 15/05/2025
PEPE MUJICA - LULA participa de Funeral do ex-presidente do Uruguai
 
CHINA ampliará em R$ 27 BI os investimentos no Brasil, anuncia LULA 14/05/2025
CHINA ampliará em R$ 27 BI os investimentos no Brasil, anuncia LULA
 
PEPE MUJICA - Ex-presidente do Uruguai morre aos 89 anos 13/05/2025
PEPE MUJICA - Ex-presidente do Uruguai morre aos 89 anos
 
LULA reune-se com empresários chineses em Pequim 11/05/2025
LULA reune-se com empresários chineses em Pequim
 
LULA quer Parceria com RÚSSIA para Exploração de Minerais Críticos 11/05/2025
LULA quer Parceria com RÚSSIA para Exploração de Minerais Críticos
 
ÍNDIA E PAQUISTÃO - O Mundo inteiro perde caso entrem em Guerra 10/05/2025
ÍNDIA E PAQUISTÃO - O Mundo inteiro perde caso entrem em Guerra
 
HABEMUS PAPAM - Robert Francis Prevost é eleito e se chamará Leão XIV 08/05/2025
HABEMUS PAPAM - Robert Francis Prevost é eleito e se chamará Leão XIV
 
CONCLAVE - 2º Dia - Vaticano tem Fumaça Preta após 3ª votação 08/05/2025
CONCLAVE - 2º Dia - Vaticano tem Fumaça Preta após 3ª votação
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites