Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

10 de Março de 2024 as 01:43:02



NANOPLÁSTICOS na Água e em Alimentos são relacionados a Ataques Cardíacos


Nanoplásticos na ponta de um dedo.
 
Estudo científico associa Nanoplásticos a um aumento de ataques cardíacos e derrames
 
Sputniv Internacional
por Maria Manoel, em 10.03.2024
 
Há cerca de uma semana, foi relatado que ferver a água poderia ajudar a reduzir a quantidade de microplásticos nela em quase 90%, desde que essa água seja água dura (1). Na época, os cientistas ainda estudavam até que ponto os nanoplásticos poderiam causar danos ao corpo.
 
Um novo estudo diz que as pessoas com nanoplásticos dentro de seus corpos têm 4,5 vezes mais probabilidade de sofrer um ataque cardíaco, derrame ou morrer de outros problemas de saúde nos próximos 3 anos do que as pessoas sem eles, afirmam os cientistas.
 
O estudo foi publicado no The New England Journal of Medicine e explicou como os micro e nanoplásticos (NMPs) estão "emergindo" como um potencial fator de risco ao avaliar doenças cardiovasculares. É a primeira vez que essa conexão é feita.
 
Os nanoplásticos são pequenos pedaços de plástico que podem ser tão pequenos quanto um milésimo de milímetro de diâmetro, embora a definição se aplique a qualquer pequena peça de plástico com menos de cinco milímetros de comprimento. Eles são onipresentes, duradouros e, muitas vezes, exigem séculos para serem quebrados. Mas as células responsáveis pela remoção de resíduos não conseguem degradá-los facilmente, de modo que os microplásticos se acumulam nos organismos.
 
Esses NMPs, do tamanho de um vírus, são do tamanho perfeito para afetar negativamente o funcionamento das células humanas e são capazes de passar por filtros protetores importantes no corpo, incluindo o revestimento intestinal e a barreira hematoencefálica. Eles também foram encontrados em nosso alimento, leite materno e até mesmo o nuvem em nossos céus.
 
Os pesquisadores estudaram um grupo de pacientes que já estavam programados para se submeter a uma cirurgia para uma condição conhecida como estenose da artéria carótida, que ocorre quando as artérias carótidas – os principais vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para o cérebro – se estreitam depois que a placa, ou depósitos de gordura, bloqueiam o fluxo sanguíneo normal. Essas artérias normalmente ajudam a fornecer sangue para o cérebro, face e pescoço.
 
Os pesquisadores analisaram a placa que foi removida de 256 pacientes e acompanharam sua saúde por uma média de 34 meses após a cirurgia. Eles encontraram partículas de plástico, muitas das quais eram NMPs na placa de 150 pacientes – cerca de 60%. No seguimento, infarto não fatal, acidente vascular cerebral não fatal ou morte por qualquer causa ocorreram em 20% desses pacientes e em 7,5% dos pacientes sem partículas plásticas detectáveis.
 
As análises químicas mostraram que a maioria das partículas era composta de polietileno, que é comumente usado e é frequentemente encontrado em embalagens de alimentos, sacolas de compras e tubos médicos.
 
"Até o momento, nosso estudo é o primeiro que associou a contaminação plástica a doenças humanas",
 
disse Raffaele Marfella, principal autora do estudo.
 
"Nossos dados devem ser confirmados por outros estudos e em populações maiores",
 
disse Marfella, professora de medicina interna e diretor do departamento de ciências médicas e cirúrgicas da Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli em Nápoles, Itália.
 
"No entanto, nosso estudo destaca de forma convincente a presença de plásticos e sua associação com eventos cardiovasculares em uma população representativa afetada pela aterosclerose."
 
Pesquisadores estão curiosos sobre como 40% dos participantes não mostraram evidências de microplásticos em suas placas, já que os microplásticos são onipresentes. Um dos coautores do estudo diz que pode ser que os participantes se comportem de forma diferente ou tenham caminhos biológicos diferentes para processar plásticos, no entanto, mais pesquisas são necessárias.
 
(1)  Água dura é a água que tem alto teor de minerais (em contraste com a "água mole"). A água dura é formada quando a água percola através de depósitos de calcário, giz ou gesso, que são em grande parte compostos de carbonatos de cálcio e magnésio, bicarbonatos e sulfatos. (fonte: Wikipédia)
 
 
CONFIRA em SPUTNIK INTERNACIONAL a matéria original e em sua íntegra.
Clique AQUI


Fonte: Sputnik Internacional, Maria Manoel. Imagem: EcoSiglos aput haimaneltroudi.com





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ANP aprova adição obrigatória de Corante ao Óleo Diesel Marítimo 12/04/2024
ANP aprova adição obrigatória de Corante ao Óleo Diesel Marítimo
 
FUNDO CLIMA financiará Projetos com Juros de 1% a 8% aa 02/04/2024
FUNDO CLIMA financiará Projetos com Juros de 1% a 8% aa
 
RIO - Norte e Noroeste podem ter até 200mm de chuvas até domingo 22/03/2024
RIO - Norte e Noroeste podem ter até 200mm de chuvas até domingo
 
CÓDIGO FLORESTAL - Projeto de Lei vai desproteger 48 Milhões de hectares 22/03/2024
CÓDIGO FLORESTAL - Projeto de Lei vai desproteger 48 Milhões de hectares
 
RIO registra Sensação Térmica Recorde de 60,1ºC neste sábado 16/03/2024
RIO registra Sensação Térmica Recorde de 60,1ºC neste sábado
 
NANOPLÁSTICOS na Água e em Alimentos são relacionados a Ataques Cardíacos 10/03/2024
NANOPLÁSTICOS na Água e em Alimentos são relacionados a Ataques Cardíacos
 
CHUVAS deixam pelo menos 2 mortos no estado do RIO 22/02/2024
CHUVAS deixam pelo menos 2 mortos no estado do RIO
 
Governo LULA tira Unidades de Conservação do Programa Nacional de DesestatizaçãoND 10/02/2024
Governo LULA tira Unidades de Conservação do Programa Nacional de DesestatizaçãoND
 
RIO tem Recorde Histórico de Chuvas em janeiro 02/02/2024
RIO tem Recorde Histórico de Chuvas em janeiro
 
VALE, SAMARCO e BHP condenadas a pagar R$ 47,6 BI em Indenizações 26/01/2024
VALE, SAMARCO e BHP condenadas a pagar R$ 47,6 BI em Indenizações
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites