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Investimentos

Terça-Feira, Dia 09 de Agosto de 2022 as 22:28:22



DROGARIAS - Incorporação dos Resultados do 2º Trimestre/2022 e Novo Preço-Alvo


DROGARIAS  -  Revisão de Preço
Incorporação dos resultados do 2T22
e novo Preço-Alvo para 2023e
por Georgia Jorge, CNPI
09.08.2022
 
Revisamos o valuation de RaiaDrogasil e Pague Menos para incorporar os resultados do 2T22 e apresentar o novo preço-alvo para o final de 2023, após atualizarmos as premissas macroeconômicas, crescimento das vendas, rentabilidade e taxa de desconto. 
 
Com isso, o novo preço-alvo em 2023e para RADL3 é de R$ 28,10 (antes R$ 23,20) e para PGMN3 é de R$ 10,20 (antes R$ 10,60), com manutenção da recomendação em Neutra para RADL3 e elevação da recomendação para Compra para PGMN3.
 
Desempenho das Ações. 
 
Os papéis RADL3 e PGMN3 acumulam performances inferiores ao do Ibovespa no acumulado do ano (quedas de ~8% e ~45%, respectivamente, ante alta de 3,4% do Ibovespa até 08/08), mas vêm apresentando uma performance superior à bolsa brasileira nos últimos 30 dias, o que, ao nosso ver, reflete as boas perspectivas para o setor de consumo ao longo do 2º semestre deste ano, após a aprovação da PEC dos Benefícios e a proximidade do fim do ciclo de aperto monetário terem colocado o setor de consumo e companhias com tese de crescimento (caso de Pague Menos) novamente no radar dos investidores.
 
Perspectivas. 
 
As duas companhias vivenciam momentos diferentes em sua trajetória corporativa. Enquanto a RaiaDrogasil, líder do setor, foca na sua expansão e novas frentes de receita com o desenvolvimento da sua plataforma de saúde, a Pague Menos busca por ganho de eficiência combinado com expansão de lojas e, ainda, a integração da Extrafarma ao negócio, o que adiciona maior complexidade à execução de sua estratégia e se reflete em um maior desconto de múltiplos ante a RaiaDrogasil.
 
Apesar de a Pague Menos enfrentar maiores desafios de curto prazo, as premissas que adotamos em seu valuation foram bastante conservadoras, notadamente no que se refere à captura de sinergias por ocasião da integração com a Extrafarma, crescimento de vendas mensais por loja e ganho de alavancagem operacional. 
 
Ainda assim, o preço corrente implica em um potencial expressivo de valorização frente ao nosso preço-alvo para 2023e. 
 
Combinado a isso, consideramos também que a aproximação do fim do ciclo de aperto monetário deve beneficiar as companhias cuja tese de investimentos está atrelada a forte crescimento nos próximos anos, as quais foram bastante impactadas pela elevação a taxa de desconto recentemente. Por essas razões, optamos por alterar nossa recomendação de PGMN3 para Compra.
 
Em relação à RaiaDrogasil, pontuamos que ela segue apresentando uma execução diferenciada que a permite entregar vendas mensais por loja e rentabilidade superiores à da concorrência. 
 
A Companhia também mostrou um bem-sucedido histórico de expansão orgânica e preservação de margens mesmo em cenários mais desafiadores. No entanto, dado o menor potencial de valorização entre o preço corrente e o nosso preço-alvo para 2023e, de teses mais defensivas para teses de crescimento, mantivemos a recomendação em Neutra.
 
Evolução da Plano Estratégico
 
Com vistas a tornar-se a maior empresa promotora de saúde da população, a RD 
vem trabalhando no desenvolvimento:
 
(i)   da Nova Farmácia, em que há a combinação da oferta de produtos e serviços focados na saúde, além de possibilitar exploração de uma experiência omnicanal; 
(ii) no Marketplace de Saúde, cujo foco é ampliar a oferta de produtos relacionados à saúde; e 
(iii) da Plataforma de Saúde, na qual é expandido o escopo do marketplace para incluir serviços de saúde, além de promover jornadas de apoio ao consumidor na prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis.
 
No último trimestre, a RD fortaleceu ainda mais o papel da Nova Farmácia. Além da companhia seguir executando seu forte plano de expansão, com a abertura de 64 das 260 lojas previstas no guidance (estimativa) deste ano, ela vem aumentando sua capilaridade (foram adicionadas 76 cidades nos últimos 12 meses) e a sua importância para atender à crescente demanda dos canais digitais.
 
No 2T22, 93% das transações provenientes desse canal foram atendidas a partir das lojas físicas, ante 84% no mesmo período do ano anterior, o que contribui para uma maior eficiência logística e menor custos relacionados.
 
Quanto ao Marketplace, pontuamos a adição de 114 sellers e 39 mil itens no último trimestre, além de estar em processo de implantação o Seller Center Conecta Lá – empresa adquirida ao final de 2021 para oferecer uma solução completa e aprimorar a experiência dos sellers conectados.
 
Por fim, no que se refere à Plataforma de Saúde, A RD destacou que serão lançados os seus dois primeiros produtos focados em doenças crônicas. 
 
Revisão de Preço
 
Nossa revisão do valuation da RaiaDrogasil contempla:
 
>   a incorporação dos resultados referentes ao 2T22;
>   a atualização de premissas macroeconômicas, com redução da inflação esperada para 2022, mas elevação da taxa de juros e da taxa de desconto desde a nossa última revisão de preço;
>  a elevação do crescimento projetado da receita para 2022 (+1,2 p.p.) e 2023 (+3,8 p.p.) diante da entrega de uma forte performance de vendas tanto em novas 
lojas, quanto em lojas maduras.
 
Tese de Investimentos
 
A tese de investimento da RD baseia-se 
 
(i)  na sua rede de lojas geograficamente exposta por todo o Brasil, contando com mais de 2.000 pontos de vendas; 
(ii)  desenvolvimento da estratégica omnicanal, buscando agregar cada vez mais conveniência aos seus clientes; 
(iii) desenvolvimento de uma plataforma focada na promoção da saúde, criando um círculo virtuoso de maior fidelidade e dispêndio por parte dos clientes e 
(iv) envelhecimento populacional, favorecendo o segmento de medicamentos. 
 
CONFIRA no anexo a íntegra do relatório de análise a respeito elaborado
por GEORGIA JORGE, CNPI, analista senior do BB INVESTIMENTOS

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: GEORGIA JORGE, CNPI, analista senior do BB INVESTIMENTOS





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