Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

05 de Agosto de 2022 as 10:08:03



CHINA irá salvaguardar Soberania e Integridade Territorial, declara porta-voz


 
China tomará contramedidas resolutas, fortes e eficazes para salvaguardar a soberania e integridade territorial, diz porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China
 
As contramedidas da China contra a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan serão resolutas, fortes e eficazes, declarou uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta 4ª feira, 04.08.
 
A China tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar sua soberania e integridade territorial. Todas as consequências daí criadas devem ser arcadas pelo lado norte-americano e pelas forças separatistas da "independência de Taiwan", disse a porta-voz Hua Chunying em uma coletiva de imprensa diária em resposta a perguntas relevantes.
 
Olhando para o passado, a porta-voz enfatizou que cada provocação que os EUA fizeram contra a China envergonhava a si própria.
 
Hua lembrou que o exemplo mais recente é que Pelosi e outros incitaram a violência em Hong Kong e defenderam o chamado "belo cenário".
 
"No entanto, eles apenas aceleraram a transição de Hong Kong do caos para a estabilidade e prosperidade e fizeram a Pérola do Oriente novamente brilhar."
 
Quando solicitada a comentar sobre as autoridades norte-americanas que tentam justificar a visita de Pelosi a Taiwan, e até mesmo transferir a culpa, Hua apontou que essas autoridades estão tentando ao máximo dar desculpas e acusações. Isso reflete a falta de credibilidade, conhecimento sobre a história e de autorreflexão por parte do governo dos EUA.
 
Na história, a questão de Taiwan já foi o maior obstáculo para normalizar as relações China-EUA, assinalou Hua, observando que é porque a China adere firmemente ao princípio de Uma Só China e não faz concessões na questão de Taiwan.
 
Segundo a porta-voz, os EUA afirmaram à China os novos princípios que seguiriam em relação à questão de Taiwan em 1971. Eles incluem: os EUA reconheceriam que existe apenas uma China no mundo e que Taiwan faz parte da China; os EUA não repetiriam a frase de que o status de Taiwan é indeterminado; os EUA não apoiaram nem apoiariam movimentos de "independência de Taiwan".
 
Comunicado de Shanghai (¹)
 
O lado norte-americano declarou explicitamente no Comunicado de Shanghai, divulgado em 1972, que "os EUA reconhecem que todos os chineses em ambos os lados do Estreito de Taiwan sustentam que há apenas uma China e que Taiwan é parte da China. O governo dos EUA não contesta essa posição."
 
Os compromissos acima mencionados feitos pelo lado norte-americano iniciaram o processo de normalização das relações China-EUA, continuou.
 
Hua também mencionou o Comunicado Conjunto sobre o Estabelecimento de Relações Diplomáticas entre os EUA e a República Popular da China, lançado em 1978, e o Comunicado Conjunto de 17.08.1982, demonstrando que os compromissos assumidos pelo lado norte-americano são claros e documentados.
"No entanto, nos últimos anos, o lado norte-americano constantemente distorce, turva e esvazia o princípio de Uma Só China. Também procura descaradamente melhorar as relações EUA-Taiwan e encoraja as atividades separatistas de "independência de Taiwan",
notou Hua.
 
Ela observou que o governo dos EUA deveria conter a tentativa de visitar Taiwan pelo terceiro membro mais alto do governo norte-americano. No entanto, ele foi conivente com essa provocação. Esta é a raiz e a verdade por trás das tensões no Estreito de Taiwan.
 
"Nos últimos dias, muitos líderes ao redor do mundo e pessoas de diferentes esferas da vida manifestaram a oposição à visita por Nancy Pelosi. Dentre elas, o porta-voz do secretário-geral da ONU afirmou que a ONU mantém adesão à Resolução 2758 da AGNU e defende o princípio de Uma Só China, que mostra que a justiça prevalece entre o povo",
 
ressaltou Hua.
 
"A posição do governo e do povo chinês sobre a questão de Taiwan é consistente. Salvaguardar resolutamente a soberania e a integridade territorial da China é a firme vontade de mais de 1,4 bilhão de chineses. Nenhum país, força ou indivíduo pode subestimar a firme determinação, forte vontade e grande capacidade do governo e do povo chinês para defender a soberania do Estado e a integridade territorial e para alcançar a reunificação e revitalização nacional",
 
declarou a porta-voz.
 
(1) O Comunicado Conjunto dos EUA e da República Popular da China, também conhecido como Comunicado de Xangai (1972), é um documento diplomático emitido pelos EUA e pela República Popular da China em 27.02.1972, na última noite da visita do presidente Richard Nixon à China. O documento prometeu que os EUA "reconhecem que todos os chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan afirmam que há apenas uma China e que Taiwan é parte da China" e que o governo dos EUA não contesta essa posição. Também reafirma seu interesse em uma solução pacífica da questão de Taiwan pelo povo chinês, tanto do continente quanto da ilha taiwanesa. E que era do interesse de todas as nações que os EUA e a China trabalhassem para a normalização de suas relações, e afirmassem um interesse mútuo em détente.
[fonte: Wikileaks, Clique Aqui]


Fonte: XINHUA Agencia de Notícias





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites