Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

10 de Março de 2022 as 00:03:40



GÁS COM CHUMBO diminuiu o QI dos Norte-Americanos


Gás com chumbo diminuiu o QI de metade dos norte-americanos, dizem cientistas
 
A exposição ao chumbo no século passado reduziu as pontuações de QI de metade dos norte-americanos, segundo estudo. Gasolina com chumbo roubou mais de 800 milhões de pontos de QI desde a década de 1940.
 
Pesquisadores estimam que a exposição a gases com chumbo durante a infância "roubou" um coletivo de 824 milhões de pontos de QI de mais de 170 milhões de norte-americanos vivos hoje, mais da metade da população dos EUA.
 
O artigo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences pelo pesquisador Aaron Reuben, da Duke University, e seus colegas da Florida State University. Os cientistas, escreve a Science Daily, sugerem que os nascidos antes de 1996 podem estar em maior risco de problemas de saúde relacionados ao chumbo.
 
Em 1923, o chumbo foi adicionado pela primeira vez à gasolina para ajudar a manter os motores dos carros saudáveis. No entanto, dizem os pesquisadores, "a saúde automotiva veio às custas de nossa própria saúde e bem-estar".
 
O gás com chumbo para carros foi proibido nos EUA em 1996, mas os pesquisadores dizem que qualquer pessoa nascida antes do final daquela era, e especialmente aqueles no auge de seu uso nas décadas de 1960 e 1970, tiveram exposições ao chumbo relativamente altas quando crianças.
 
"O chumbo é neurotóxico e pode corroer as células cerebrais depois de entrar no corpo. Como tal, não há nível seguro de exposição em nenhum momento da vida", disseram os especialistas em saúde.
 
Para responder à complexa questão de como o uso de gás com chumbo por mais de 70 anos pode ter deixado uma marca permanente na saúde humana, Reuben e seus coautores optaram por uma abordagem bastante estratégia simples.
 
Usando dados publicamente disponíveis sobre os níveis de chumbo no sangue infantil nos EUA, uso de gás com chumbo e estatísticas populacionais, eles determinaram a provável carga de exposição ao chumbo ao longo da vida carregada por todos os americanos vivos em 2015.
 
A partir desses dados, eles estimaram o ataque do chumbo à nossa inteligência por calcular os pontos de QI perdidos pela exposição ao gás chumbo como uma proxy para seu impacto prejudicial na saúde pública.
 
Os pesquisadores ficaram surpresos com os resultados. Em 2015, mais de 170 milhões de norte-americanos apresentavam níveis clinicamente preocupantes de chumbo no sangue quando crianças, resultando em QIs mais baixos e colocando-os em maior risco de outros problemas de saúde a longo prazo, como tamanho reduzido do cérebro.
 
O consumo de gasolina com chumbo aumentou rapidamente no início da década de 1960 e atingiu o pico na década de 1970. Como resultado, Reuben e seus colegas descobriram que praticamente todos os nascidos durante essas duas décadas estão praticamente expostos a níveis perniciosos de chumbo.
 
Ainda mais surpreendente foi o impacto do chumbo na inteligência: a exposição ao chumbo na infância pode ter diminuído a pontuação cumulativa de QI dos EUA em cerca de 824 milhões de pontos – quase três pontos por pessoa, em média.
 
Os pesquisadores calcularam que, na pior das hipóteses, as pessoas nascidas em meados da década de 1960 podem ter perdido até seis pontos de QI, e as crianças registrando os níveis mais altos de chumbo no sangue, oito vezes o nível mínimo atual para iniciar uma preocupação clínica.
 
Diminuir alguns pontos de QI pode parecer insignificante, mas os autores observam que essas mudanças são dramáticas o suficiente para potencialmente mudar pessoas com capacidade cognitiva abaixo da média (pontuação de QI inferior a 85) para serem classificadas como portadoras de deficiência intelectual (pontuação de QI abaixo de 70).
 
FONTE: SPUTNIK BRASIL (clique AQUI)


Fonte: SPUTNIKNEWS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ANP aprova adição obrigatória de Corante ao Óleo Diesel Marítimo 12/04/2024
ANP aprova adição obrigatória de Corante ao Óleo Diesel Marítimo
 
FUNDO CLIMA financiará Projetos com Juros de 1% a 8% aa 02/04/2024
FUNDO CLIMA financiará Projetos com Juros de 1% a 8% aa
 
RIO - Norte e Noroeste podem ter até 200mm de chuvas até domingo 22/03/2024
RIO - Norte e Noroeste podem ter até 200mm de chuvas até domingo
 
CÓDIGO FLORESTAL - Projeto de Lei vai desproteger 48 Milhões de hectares 22/03/2024
CÓDIGO FLORESTAL - Projeto de Lei vai desproteger 48 Milhões de hectares
 
RIO registra Sensação Térmica Recorde de 60,1ºC neste sábado 16/03/2024
RIO registra Sensação Térmica Recorde de 60,1ºC neste sábado
 
NANOPLÁSTICOS na Água e em Alimentos são relacionados a Ataques Cardíacos 10/03/2024
NANOPLÁSTICOS na Água e em Alimentos são relacionados a Ataques Cardíacos
 
CHUVAS deixam pelo menos 2 mortos no estado do RIO 22/02/2024
CHUVAS deixam pelo menos 2 mortos no estado do RIO
 
Governo LULA tira Unidades de Conservação do Programa Nacional de DesestatizaçãoND 10/02/2024
Governo LULA tira Unidades de Conservação do Programa Nacional de DesestatizaçãoND
 
RIO tem Recorde Histórico de Chuvas em janeiro 02/02/2024
RIO tem Recorde Histórico de Chuvas em janeiro
 
VALE, SAMARCO e BHP condenadas a pagar R$ 47,6 BI em Indenizações 26/01/2024
VALE, SAMARCO e BHP condenadas a pagar R$ 47,6 BI em Indenizações
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites