Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Saúde

Sexta-Feira, Dia 16 de Abril de 2021 as 12:04:55



RIO remaneja medicamentos usados em intubação de pacientes


Material tem sido usado nas unidades com alto atendimento da covid-19
 
Os hospitais municipais, estaduais e federais no Rio de Janeiro têm estoque para três dias de medicamentos intrabloqueadores neuromusculares e sedativos usados na intubação de pacientes Diante desse quadro, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito remanejamento de insumos conforme a necessidade das unidades de saúde. 
 
A informação foi dada pelo secretário Daniel Soranz durante a apresentação, nesta 6ª feira, do 15º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio. Segundo ele, todo o material disponível tem sido utilizado nas unidades com alto atendimento da covid-19 ou de outras doenças com necessidade de intubação, com a colaboração das redes SUS e privada para a manutenção dos insumos estratégicos. Ainda para manter o abastecimento, o remanejamento de insumos inclui medicamentos que eram do Centro de Controle de Zoonoses, informou o secretário.
 
“Todas as cirurgias eletivas estão suspensas na cidade do Rio de Janeiro. Isso inclui as cirurgias no Centro de Veterinária. Não faz o menor sentido continuar consumindo itens essenciais para intubação para a saúde humana nas unidades veterinárias, então, a gente está utilizando todo esse material relativo a sedativos e intrabloqueadores neuromusculares nas unidades em que tem um alto atendimento de pessoas com covid ou outras doenças que são necessárias a intubação”,
 
explicou.
 
De acordo com Soranz, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu um carregamento de medicamentos importados para esta semana. Hoje, o município recebeu bloqueadores neuromusculares e sedativos, insumos estratégicos para manter o abastecimento ao longo dos próximos dias. 
 
“O Ministério da Saúde centralizou a compra e vem distribuindo através do governo do estado, responsável pela logística da distribuição para as unidades municipais, federais e universitárias e também para o remanejamento da rede privada. A gente insiste que nenhum hospital deve ter estoques muito longos para não falar em nenhum outro para que a gente possa fazer o remanejamento e manter a rede abastecida”,
 
disse.
 
Risco alto
 
Apesar da queda na procura por atendimentos nas unidades de urgência e emergência, a prefeitura do Rio decidiu manter a cidade em risco alto para a covid-19 e prorrogar as medidas de restrição em vigor na cidade do dia 19 para o dia 27 de abril.
 
O secretário de Saúde disse que a recomendação foi do Centro Especial de Operações para a Covid-19 do município, que não achou prudente reduzir as medidas restritivas, ainda que esses dados do cenário epidemiológico estejam melhores.
 
“Ainda é necessário manter as medidas restritivas na cidade”,
 
defendeu.
 
Soranz confirmou que nos últimos dias foi registrado um recuo no número de casos da covid-19 na cidade, mas a média de mortes ainda tem aumentado. Ele explicou que os registros começam com as solicitações de atendimento na rede de urgência e emergência, posteriormente sobem os números de internações e mais adiante os casos de óbitos. Agora, a capital está passando por um período de curva inversa e ainda com diminuição da fila de espera por leitos de covid-19,
 
disse.
 
“Vem reduzindo o número de procura nas unidades de urgência e emergência, vem reduzindo o número de solicitações de internações hospitalares, por isso a nossa fila vem diminuindo. A gente apurou hoje que há 58 pacientes na fila e ela vem diminuindo. A gente está na menor fila dos últimos 14 dias para a covid-19 e espera que posteriormente possa ter também uma redução também na curva de óbitos. Isso é reflexo do que aconteceu no período anterior, lembrando que a média de óbitos do momento em que a pessoa pega a covid e até o momento de óbito é em média de 20 dias. Então, a gente ainda vai ver esse reflexo nos próximos dias e a gente espera que essa curva toda seja acompanhada pela redução da fila e posteriormente na redução dos óbitos”.
 
Como são os mais próximos da realidade do que ocorre no momento, os dados de atendimentos foram os que acenderam o alerta na avaliação da situação da doença na capital e provocaram o início das medidas restritivas, que chegaram a passar pela parada emergencial de 10 dias, incluindo a antecipação dos feriados de Tiradentes e de São Jorge e a criação de outros três nos dias 26 e 31 de março e 1º de abril. No dia 2 já seria feriado de Sexta-Feira Santa.
 
Cuidados sanitários
 
De acordo com o secretário, a capital tem 1.400 pessoas internadas com a covid-19 e, por isso, a recomendação para a população é evitar qualquer tipo de circulação desnecessária. Soranz lembrou que as regras de restrição para as praias estão mantidas, e ele espera que a população continue colaborando com menos deslocamentos pela cidade e presença nas praias. 
 
“Neste final de semana ainda temos um nível de transmissão alto. Não é possível flexibilizar. As medidas restritivas estão colocadas e a gente pede à população que respeite”,
 
disse, destacando que há presença de novas variantes do vírus no Rio e tem aumentado a internação de jovens.
 
“A gente espera que a situação na internação dos jovens não comece a aumentar na velocidade que aumentou nas últimas semanas. Então, fica a nossa recomendação aos jovens para se protegerem com a utilização de máscaras, de álcool em gel e evitar a circulação. A gente observa, sim, um aumento de internações de pessoas com menos de 60 anos”.
 
Variantes
 
Conforme o boletim, na última semana foram identificados 37 casos de variantes do vírus na cidade, sendo 31 de moradores locais. Desde a identificação do primeiro caso de novas cepas, são 230 casos no município. Desse total, 183 são de residentes. Entre os casos, 175 são da variante brasileira de Manaus (P.1) e oito da britânica (B.1.1.7). Entre os moradores infectados por essas cepas, 20 faleceram, 13 permanecem internados e 150 já foram considerados curados. Dos infectados pelas variantes que não são moradores do Rio, 24 vieram de Manaus e quatro de Rondônia.
 
Em dados atualizados pela secretaria, este ano já foram registrados 48.880 casos da covid-19 na capital, sendo 11.435 graves e 4.153 mortes. A taxa de incidência é de 733,8 por 100 mil habitantes, a de letalidade de 8,5% e a de mortalidade de 62,3 por 100 mil habitantes.


Fonte: AGENCIA BRASIL.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DENGUE - MG e DF reduzem casos de dengue, mas cenário é visto com cautela 13/03/2024
DENGUE - MG e DF reduzem casos de dengue, mas cenário é visto com cautela
 
DENGUE - Já foram aplicadas 365 mil Doses da Vacina 09/03/2024
DENGUE - Já foram aplicadas 365 mil Doses da Vacina
 
DENGUE - Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos 07/03/2024
DENGUE - Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos
 
DENGUE EM NATAL - Prefeitura decreta Emergência em Saúde 03/03/2024
DENGUE EM NATAL - Prefeitura decreta Emergência em Saúde
 
DENGUE NO RIO - Iniciada a vacinação de crianças de 12 anos 04/03/2024
DENGUE NO RIO - Iniciada a vacinação de crianças de 12 anos
 
DIA D CONTRA A DENGUE convoca população a eliminar focos do mosquito 02/03/2024
DIA D CONTRA A DENGUE convoca população a eliminar focos do mosquito
 
DENGUE NO BRASIL - País já conta mais de 1 milhão de casos da doença em 2024 01/03/2024
DENGUE NO BRASIL - País já conta mais de 1 milhão de casos da doença em 2024
 
DENGUE NO RIO - Sobe para 14 número de mortos pela doença no estado do Rio 01/03/2024
DENGUE NO RIO - Sobe para 14 número de mortos pela doença no estado do Rio
 
DENGUE EM SP - Chega a 27 o número de mortes no estado de SP 01/03/2024
DENGUE EM SP - Chega a 27 o número de mortes no estado de SP
 
DENGUE - Fabricante firma Parceria para ampliar Produção da Vacina 28/02/2024
DENGUE - Fabricante firma Parceria para ampliar Produção da Vacina
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites