Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

Sábado, Dia 19 de Setembro de 2020 as 03:09:19



MARKET UPDATE SEMANAL 12.09 a 18.09.2020: Prévia do PIB e COPOM


Prévia do PIB sinaliza recuperação gradual da economia. Copom mantém os juros em 2,0% a.a.; Acompanhe os destaques do Market Update desta semana
 
Para acessar o relatório completo, acesse: http://bit.ly/MktUpdate18set20
 
Cenário Doméstico
 
     ► Atividade econômica - Prévia do PIB aponta para recuperação gradual
 
O Indicador de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou uma alta de 2,15% em julho na comparação com junho (série com ajuste sazonal).
 
 O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, registrou um crescimento de 2,15% em julho, na série com ajuste sazonal. Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do indicador que, nos primeiros sete meses de 2020, acumula uma queda de 5,77%, em relação ao mesmo período do ano passado.
 
 Apesar da forte recuperação que vem sendo registrada pela indústria e também pelo comércio varejista, o setor de serviços, o qual responde por quase dois terços do PIB, segue em um ritmo bem mais lento refletindo as medidas de restrição que ainda estão valendo para alguns setores de atividade como bares e restaurantes, por exemplo
 
     ► Juros -  Copom mantém Selic em 2,00% a.a. 
 
 
Sem informações novas que pudessem alterar a expectativa do mercado, a ata do Copom ratificou o entendimento de que o ciclo de cortes teria se encerrado.
 
 Em seu comunicado, o comitê reiterou que a conjuntura econômica atual permite a manutenção da Selic significativamente abaixo do que seria considerado o nível natural, e que há pouco espaço para novos cortes, sendo que, se houver, este deve ser pequeno.
 
 O comitê avaliou que a inflação deve se elevar no curto prazo em função do aumento dos preços dos alimentos e também em função da normalização de alguns serviços. Apesar disso, as diversas medidas de inflação subjacente seguem abaixo da meta assim como as expectativas de inflação apuradas pelo boletim Focus; 1,9% para 2020, 3,0% para 2021 e 3,5% para 2022.
 
Panorama Externo 
 
     ►  Zona do euro:  Crescimento dos casos de Covid-19 gera preocupações 
 
 
Atividade econômica na região segue em recuperação. No entanto, o crescimento do número de casos de Covid-19 na região levantam dúvidas sobre a continuidade deste processo.
 
 A produção industrial na Zona do Euro registrou um crescimento de 4,1% em julho. O número veio acima da expectativa do mercado e representa uma aceleração em relação ao resultado de junho.
 
 As vendas do varejo, por outro lado, surpreenderam negativamente registrando uma queda de 1,3% em julho, enquanto a expectativa do mercado girava em torno de uma alta de 1,5%.
 
 O número de novos casos de coronavírus vem acelerando em alguns países da Europa o que vem levantando dúvidas acerca da continuidade do processo de recuperação econômica na região.
 
     ►  China:   Indicadores de agosto desapontaram
 
Os indicadores de atividade econômica de agosto seguem mostrando recuperação da indústria. O varejo voltou a registrar crescimento após meses em queda.
 
 Pela primeira vez em 2020, as vendas do varejo na China registraram alta. Em agosto, o indicador apresentou um crescimento de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2019. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o indicador apresenta queda de 8,6%. A produção industrial no país registrou um alta de 5,6% no mês, na comparação anual, e segue puxando a recuperação da economia chinesa.
 
     ►  EUA: Atividade econômica segue em recuperação
 
Dados da atividade econômica de agosto mostram que a economia americana segue em recuperação. Por outro lado, os números do mercado de trabalho ainda estão bem distantes dos patamares pré-crise. O Fed decidiu manter intacta a atual política monetária; com taxa de juros fixada no intervalo de 0% a 0,25% e com a manutenção do programa de compra de ativos (Quantitative Easing – QE).
 
 O número de novos pedidos de seguro desemprego nos EUA fechou a última semana bem próximo da estabilidade, com 860 mil novos pedidos. Apesar da queda registrada nas últimas semanas, o indicador permanece em patamares bem superiores ao da média histórica.
 
 Em agosto, a produção industrial americana apresentou o quarto mês consecutivo de crescimento. Apesar disso, os dados apontam para uma desaceleração no processo de recuperação da indústria no país
 
 As vendas no varejo, que desde junho já haviam retomado o patamar pré-pandemia, voltaram a subir em agosto e estão, agora, 2% acima do nível de fevereiro.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório a respeito elaborado por HENRIQUE TOMAZ, CFA, Analista Sênior, e RICHARD FERREIRA, CNPI, Analista, integrantes do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: HENRIQUE TOMAZ, CFA, Analista Sênior, e RICHARD FERREIRA, CNPI, Analista, integrantes do BB Investimentos





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PIX - BC comunica Vazamento de Dados Cadastrais de 46 mil Chaves PIX 19/03/2024
PIX - BC comunica Vazamento de Dados Cadastrais de 46 mil Chaves PIX
 
RECEITA libera Programa para atualizar Valor de Bens no Exterior 19/03/2024
RECEITA libera Programa para atualizar Valor de Bens no Exterior
 
PL que muda Impostos sobre Aplicações Financeiras enviado à Casa Civil 19/03/2024
PL que muda Impostos sobre Aplicações Financeiras enviado à Casa Civil
 
DÓLAR sobe 0,57% a R$ 5,026; IBOVESPA alcança 126.954 pontos 18/03/2024
DÓLAR sobe 0,57% a R$ 5,026; IBOVESPA alcança 126.954 pontos
 
JUROS DO CONSIGNADO a Aposentados são reduzidos para 1,7% ao mês 14/03/2024
JUROS DO CONSIGNADO a Aposentados são reduzidos para 1,7% ao mês
 
GOVERNO antecipa 13º SALÁRIO de Aposentados e Pensionistas 14/03/2024
GOVERNO antecipa 13º SALÁRIO de Aposentados e Pensionistas
 
PIX foi o Meio de Pagamento mais Popular do Brasil em 2023 12/03/2024
PIX foi o Meio de Pagamento mais Popular do Brasil em 2023
 
DÍVIDA COM A UNIÃO - Governo do RIO vai ao STF para garantir Revisão da Dívida 12/03/2024
DÍVIDA COM A UNIÃO - Governo do RIO vai ao STF para garantir Revisão da Dívida
 
IPCA - Inflação oficial sobe 0,83% em fevereiro 12/03/2024
IPCA - Inflação oficial sobe 0,83% em fevereiro
 
IR 2024 - Receita Federal antecipa Liberação de Programa Gerador 12/03/2024
IR 2024 - Receita Federal antecipa Liberação de Programa Gerador
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites