Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

11 de Outubro de 2019 as 14:10:22



NOBEL DA PAZ sai para !º Ministro da ETIÓPIA, Abiy Ahmed


Abiy Ahmed, 1º Ministro da Etiópia
 
Abiy Ahmed é o Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2019
 
O prêmio é concedido, desde 1901, a homens, mulheres e organizações que trabalharam para o progresso da humanidade, conforme o desejo de seu criador, o inventor sueco Alfred Nobe, responsável pela criação da dinamite.
 
O prêmio foi atribuído ao primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed,  pelos seus esforços para “alcançar a paz e a cooperação internacional”.
 
“Ainda que falte muito a fazer na Etiópia, Abiy Ahmed Ali​ passou os últimos meses tentando alcançar a anistia no país”,
 
acabando com a censura aos meios de comunicação, promovendo a paz social, e aumentando a importância das mulheres na comunidade da Etiópia.
 
Aos 43 anos, apenas, Abiy Ahmed, tem entre vários méritos seus a assinatura de um acordo de paz entre seu país, a Etiópia, e a Eritreia, obtida após amargo conflito que perdurava há cerca de vinte anos.
 
Seu curriculum revela, também, o papel decisivo que jogou na mediação e no processo de transição política no Sudão, em que obteve a um acordo entre militares e civis.
 
Desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro etíope, em abril/2018, iniciou verdadeira revolução democrática em seu país. Apoiou a presidência do país para Sahle-Work Zewde, a única mulher chefe de Estado na África, e nomeou um Governo paritário, entre outras reformas profundas.
 
Outros Candidatos
 
Outros indicados ao Nobel da Paz neste 2019, foram o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi defendida com grande empenho, desde 2018, por outro prêmio Nobel da Paz, Adolpho Perez Esquivel.
 
cacique caiapó Raoni Metuktire, que obteve recentemente grande notoriedade ao combater com grande indignação os recentes incêndios criminosos na Amazônia e por ter pedido, em visita à Câmara dos Deputados, o impeachment de Messias Bolsonaro da presidência da República.
 
E, finalmente, a garota sueca Greta Thunberg, por seu ativismo ambientalista, que alcançou grande notoriedade na conferência internacional do Clima, em setembro último, em Nova Iorque.
 
Na bolsa de apostas, essas duas últimas personalidades estavam entre as mais cotadas ao Prêmio. Abiy Ahmed era um "azarão". Deve-se, contudo, considerar que a Academia Sueca é uma instituição de perfil conservador por natureza, assim o foi em toda a história do prêmio Nobel. O próprio Abiy é um político conservador, de perfil neo-liberal, o perfil idealizado com mais adequado para lideranças africanas, segundo a régua europeia.
 
Por sua vez, Lula está preso, a sociedade brasileira está dividida, seria enfiar o pé em um vespeiro premiá-lo, não somente perante a sociedade brasileira, quanto também frente aos EUA, notadamente o Departamento de Justiça, responsável pela formulação da estratégia e pela capacitação do Ministério Público brasileiro para levar a cabo a Operação LavaJato que fez Lula prisioneiro e impedido de candidatar-se à presidência da República em 2018.
 
Quanto a Greta Thumberg, poderosos interesses econômicos estão por trás da apatia, da terapia em doses homeopáticas e dos debates esgrimados e de acordos parcimoniosos e nada radicais que têm sido assinados. Uma atitude favorável da Acadêmia Sueca caso premiasse Greta não seria de bom tom com o capital.
 
Assim, a mera indicação ao Prêmio Nobel da Paz, em si, já é um Prêmio Nobel.


Fonte: da Redação JF, com informações de El PAIS e do Blog do Esmael





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
EVO MORALES pede intercessão da ONU e do Papa Francisco para pacificar Bolívia 15/11/2019
EVO MORALES pede intercessão da ONU e do Papa Francisco para pacificar Bolívia
 
PUTIN no Palácio do Planalto 15/11/2019
PUTIN no Palácio do Planalto
 
BOLÍVIA - Presidente Interina remove Cúpula Militar 14/11/2019
BOLÍVIA - Presidente Interina remove Cúpula Militar
 
BRICS querem Diminuição do Protecionismo 13/11/2019
BRICS querem Diminuição do Protecionismo
 
CHINA-BRASIL Presença de XI JINPING no Brasil aprofunda parcerias 12/11/2019
CHINA-BRASIL Presença de XI JINPING no Brasil aprofunda parcerias
 
XI JINPING é recebido no Itamarati no encontro dos BRICS nesta 4ª feira 13/11/2019
XI JINPING é recebido no Itamarati no encontro dos BRICS nesta 4ª feira
 
BOLÍVIA - Congresso deve se reunir para acatar Renúncia de Evo Morales 12/11/2019
BOLÍVIA - Congresso deve se reunir para acatar Renúncia de Evo Morales
 
EVO MORALES chega ao México em Asilo Político 12/11/2019
EVO MORALES chega ao México em Asilo Político
 
BRICS pede fim de medidas comerciais unilaterais e protecionistas 12/11/2019
BRICS pede fim de medidas comerciais unilaterais e protecionistas
 
BOLÍVIA Indígenas e Pobres marcham a La Paz para deter o Golpe da Direita 11/11/2019
BOLÍVIA Indígenas e Pobres marcham a La Paz para deter o Golpe da Direita
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites