Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

26 de Fevereiro de 2019 as 17:02:26



FRANQUIAS POR ASSINATURA surgem para revolucionar mercado. Conheça Aqui


Inovação Tecnológica: Novas Franquias surgem para revolucionar o mercado
 
                                                     *Guilherme Barros,
co-fundador da Hub Odonto 
 
 
Por volta de 1850 um modelo de negócio que se assemelha ao que conhecemos hoje como franquias, dava seus primeiros sinais de vida. Nos EUA surgiu a primeira empresa a investir nesse ramo, a fabricante de máquinas de costura Singer. A companhia permitia que utilizassem a sua marca na comercialização de produtos, com a intenção de aumentar a sua penetração no mercado com investimentos relativamente pequenos.
 
A Singer abriu as portas para muitas outras empresas nos EUA que começaram a adotar o modelo franchising. Alguns exemplos são: Coca Cola, General Motors, McDonald's, entre outros. No Brasil, os pioneiros no setor foram as redes americanas de ensino de idiomas Yázigi e CCAA. Em 1960, elas introduziram o sistema que se espalhou rapidamente por todo o território nacional.
 
No entanto, o "boom" das franquias no Brasil só aconteceu nos anos 1980, quando o McDonald's expandiu para terras brasileiras e abriu as portas para outras marcas internacionais desembarcarem no país. O interesse destas empresas pelo Brasil fez-se devido a construção dos shoppings centers e a expansão de lojas do interior.
 
Dos anos 80 até os dias atuais, o mercado das franquias vem em uma crescente. O faturamento deste segmento aumentou 6,8% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de R$ 74,455 bilhões para R$ 79,496 bilhões, de acordo com a pesquisa "Desempenho do Franchising Brasileiro", da ABF Associação Brasileira de Franchising. Este estudo ainda aponta a região sudeste como responsável por mais da metade da receita do setor (56,8%), sendo o estado de São Paulo responsável por 37,8%.
 
Franquias por Assinatura
 
No entanto, uma questão ainda preocupa boa parte dos franqueados, que são as altas taxas cobradas pelas franqueadoras. Sejam elas de publicidade, royalties ou  - até mesmo - taxa de franquia, estes valores acabam devorando boa parte do lucro do empresário. Em meio a este cenário, favorável para expansão, um novo modelo de negócio está surgindo e ganhando espaço no mercado, as chamadas: franquias por assinatura.
 
Trata-se de um novo modelo, cerca de 80% mais barato que o tradicional, que dispensa o pagamento das taxas citadas acima, e oferece, por um valor fixo mensal, uma série de serviços como consultoria de gestão, soluções em meios de pagamentos, sistema de gestão integrada, estudo geográfico de ponto de vendas, estratégia de marketing e arquitetura, entre outros. Além disso, o franqueado começa a ter o retorno de seu investimento no período de 8 à 12 meses.
 
Hub Odonto
 
Pioneira neste modelo de negócio, a Hub Odonto é a primeira rede de franquias por assinatura da América do Sul e que, com esta proposta, abre as portas para uma série de outras empresas que podem facilitar, ao máximo, a vida de seus franqueados, oferecendo-lhes serviços que são necessários para a manutenção e qualificação de um consultório, que, muitas vezes, fogem da rotina diária de grande parte dos dentistas pois envolvem o trabalho "além das cadeiras".
 
Portanto, o mercado tradicional de franquias já é um sucesso. Os números que se estabeleceram ao longo dos anos são a maior prova disso. Mas, assim como tantos outros segmentos, sempre há espaço para inovação e aperfeiçoamento, ainda mais quando o novo modelo oferece vantagens tanto para a franqueadora quanto para o franqueado.
 
*Guilherme Barros, graduado em Comunicação Social
com ênfase em Publicidade e Propaganda,
pós graduado em Master de Marketing pela ESPM
Extensão Internacional pela IADA Barcelona 


Fonte: Guilherme Barros, da Hub Odonto, via KR2 Comunicação, com Jéssi Kovatch e Ana Soares, tel (11) 3455-4763





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023 20/02/2024
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023
 
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025 16/02/2024
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025
 
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná 27/12/2023
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná
 
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias 06/12/2023
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias
 
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades 20/11/2023
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades
 
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites