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Artigos sobre Franchising, Mercados, Economia, Finanças, Gestão

15 de Outubro de 2018 as 16:10:18



FRANQUIAS - Padronização vai além das aparências



Padronização em franquias vai além da aparência 
 
Manter a qualidade dos produtos reafirma a identidade da marca em qualquer lugar do mundo
 
 
A franquia é um modelo de negócio que vem crescendo cada vez mais. O setor teve um aumento nominal de 8,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2017.
 
O faturamento passou de R$ 37,565 bilhões para R$ 40,734. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada pela ABF Associação Brasileira de Franchising. Segundo especialistas, muitos optam por esse tipo de investimento pelo conhecimento de mercado do franqueador e a força da marca, por isso manter o padrão é tão importante na hora de se tornar um franqueado.
 
"O padrão deve ser seguido em todas as partes do estabelecimento. No caso da Splash até o liquidificador implica na finalização do produto, então, é importante que cada um dos nossos franqueados tenham o mesmo tipo de material para trabalhar",
 
alerta Lucas Moreira, especialista em Franchising e sócio-fundador da rede de franquias Splash, cafés e bebidas urbanas. Além do layout da marca, uma franquia de sucesso precisa seguir um padrão de cores, uniforme, produtos, preços e tipo de atendimento. Todos estes elementos devem ser exatamente os mesmos em qualquer estabelecimento franqueado.
 
Um planejamento estratégico é o ínicio do trabalho do franqueador para que os franqueados sejam bem treinados e saibam como lidar com o negócio sem perder a qualidade e prejudicar a marca. Mas esse processo não é algo engessado, sugestões são bem vindas.
 
"Caso um franqueado tenha uma ideia de melhoria para a marca, uma avaliação será feita e, caso não comprometa o padrão de qualidade dos produtos, as mudanças devem ser realizadas em todas as unidades",
 
ressalta Lucas.
 
Um cliente que frequenta um estabelecimento em São Paulo, por exemplo, e se encanta com o atendimento do local buscará e indicará a rede por estes estes motivos. Caso ele vá a uma franquia em outra cidade e percebe uma diferença no comportamento, ele se decepcionará e não voltará mais.
 
"O consumidor que procura uma franquia está em busca da mesma qualidade que encontrou na outra unidade, o que é um fator indispensável em qualquer negócio",
 
explica Georgios Frangulis, CEO e cofundador da OAKBERRY.
 
"Esse conceito se aplica em franquias internacionais. Em continentes diferentes, o consumidor encontra o mesmo produto com a mesma qualidade".
 
 
Sobre a SPLASH
 
A Splash Cafés e Bebidas Urbanas, é a primeira franquia de bebidas exclusivas com base em sabores brasileiros. Fundada por Lucas Moreira, especializado pela Franchise University e membro do Comitê de Economia de Jovens Empreendedores - CJE/FIESP.
 
Tendo sua primeira loja localizada em São Paulo a Splash possui o formato de várias franquias em uma só e com um investimento a partir de R$ 76.000,00 o objetivo de faturamento para o primeiro ano é de R$ 5 milhões.
 
Sobre a OAKBERRY
 
A OAKBERRY Açaí Bowls nasceu em 2016 para atender a um nicho de mercado ainda pouco explorado, o fast food de alimentação saudável.
 
O portfólio da rede apresenta bowls e smoothies de açaí 100% natural em três tamanhos - 350ml, 500ml e 700ml - como acompanhamento mais de 15 toppings e algumas opções extras – desde os mais básicos como banana, granola de castanha e mel orgânico até chia, whey protein, pasta de amendoim e paçoca diet.
 
Atualmente a rede conta com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e na Flórida, somando 63 operações. Há planos de expansão para todas as regiões do Brasil e também para o exterior.
 
Com investimento inicial de R$300 mil, atualmente, a rede fatura em média R$25 milhões por ano e até 2019 o objetivo é que o faturamento seja superior a R$90 milhões.


Fonte: GABRIELLY SOUSA, da FALA CRIATIVA





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