Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

10 de Setembro de 2012 as 19:09:35



TRIBUTOS - Planejamento tributário e os impactos negativos da carga tributária sobre as empresa



 

Diante da carga tributária , que mpacta negativamente na vida das pessoas e das empresas, o
Planejamento estratégico é imprescindível para uma tributação adequada e menos onerosa às empresas
 
Segundo dados do "Estudo sobre Carga Tributária/PIB X IDH", realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil ocupa a 30° posição dos países com maior carga tributária do mundo, sendo que entre esses trinta primeiros colocados, o Brasil é o que dá menor retorno à população (Carga tributária sobre o PIB: 35,13%, IDH: 0,718, Irbes: 135,83). 
 
Uma só lei é elaborada para milhares de atividades distintas. Por conta disso, o planejamento tributário é fundamental para o bom desenvolvimento das empresas. Pois através dele é possível adaptar os procedimentos da empresa à legislação, para que seja tomado o crédito.  
 
Prova da importância desse planejamento, é o fato da Petrobras contar com 900 funcionários que cuidam apenas da "papelada", eles analisam minuciosamente o que entra ou não como crédito.  
 
A soma dos impostos PIS e Cofins, é de 9,25%, por esse motivo, os empresários há anos lutam por uma reforma tributária, de acordo com coordenador da Câmara de Gestão e Planejamento do Governo Federal, Jorge Gerdau, havia a perspectiva de uma reforma tributária global, mas, agora, o Governo chegou à conclusão de que essa reforma global é impossível. Tem que ser fatiada. 
 
Sendo assim, é essencial a criação de um Comitê de Estudos e Controles Tributários, no qual o sócio/administrador participe das decisões tributárias. 
 
De acordo com o Dr. Francisco Arrighi, diretor geral da Fradema Consultores Tributários, "o estudo da interpretação da lei, aplicada ao caso concreto, com gerenciamento e acompanhamento das atividades tributárias, ciente do risco efetivo, de turno a preparar uma tese de defesa prévia, objetivando construir uma tributação adequada e menos onerosa à sociedade empresarial. O planejamento tributário é uma necessidade para que a empresa se torne competitiva no seu ramo de atividade".  
 
É importante que os colaboradores participem das decisões que representarão pequenos riscos para o empresário. 
 
"Se o contador assumir sozinho é um grande risco. Dividir responsabilidades é essencial para um planejamento tributário",
 
diz Dr. Arrighi 
 
Para o empresário, que deve pagar funcionários (risco trabalhista), concorrentes (riscos do negócio), fornecedores (risco financeiro); um risco de interpretação é relevante, por isso, a direção deve estar ciente dos rumos tributários assumidos na empresa.
 
Sobre a Fradema Consultores Tributários 
 
Com atuação desde 1988, a Fradema Consultores Tributários possui forte atuação no contexto judicial e administrativo nas esferas federal, estadual e municipal, com sedes em todo o território nacional como nos estados do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Amazonas. 
 
A empresa elabora com eficiência e competência, defesas e pareceres, revisando todos os procedimentos a serem feitos baseados na legislação, a fim de tomar medidas apropriadas para cada caso. Tudo fundamentado em um planejamento cuidadoso e de uma supervisão fiscal permanente por parte da empresa. Por conta disso, hoje, a Fradema Consultores Tributários é uma das maiores e mais tradicionais empresas de consultoria tributária do País. 
 
Os escritórios contam com um sistema informatizado desenvolvido pela própria Fradema nas áreas trabalhistas, contábil, fiscal, financeira, societária, gerencial e soluções via internet através de parcerias com empresas especializadas e para o total sucesso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacitados nas áreas onde atuam, utilizando-se ainda de colaboradores e consultores externos quando necessário.  
 
CONTATOS
 
www.fradema.com.br
fradema@fradema.com.br 
 


Fonte: Lívia Clozel Comunicação, tel. (11) 5531-1026 e 5531-1136





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DEFICIT PÚBLICO - Governo consegue zerar déficit das contas públicas ? 13/12/2019
DEFICIT PÚBLICO - Governo consegue zerar déficit das contas públicas ?
 
SIMPLES NACIONAL revoga exclusão de 14 profissões de lista do MEI 12/12/2019
SIMPLES NACIONAL revoga exclusão de 14 profissões de lista do MEI
 
SELIC  Copom reduz a 4,5% a taxa básica de juros 12/12/2019
SELIC Copom reduz a 4,5% a taxa básica de juros
 
SELIC - Prévia COPOM: BC deve reduzir Selic para 4,5% 11/12/2019
SELIC - Prévia COPOM: BC deve reduzir Selic para 4,5%
 
RECEITA FEDERAL 700 mil contribuintes caíram na MALHA FINA 09/12/2019
RECEITA FEDERAL 700 mil contribuintes caíram na MALHA FINA
 
INFLAÇÃO acelera no fim do ano 08/12/2019
INFLAÇÃO acelera no fim do ano
 
MARKET UPDATE - Principais destaques da semana: 30.11 a 06.12.2019 07/12/2019
MARKET UPDATE - Principais destaques da semana: 30.11 a 06.12.2019
 
ENDIVIDAMENTO das Famílias sobe para 65,1% 05/12/2019
ENDIVIDAMENTO das Famílias sobe para 65,1%
 
PIB - Analista diz que alta do PIB ainda não reflete recuperação total 03/12/2019
PIB - Analista diz que alta do PIB ainda não reflete recuperação total
 
PIB cresceu 0,6% no 3º trimestre/2019 03/12/2019
PIB cresceu 0,6% no 3º trimestre/2019
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites