Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

27 de Dezembro de 2016 as 10:12:18



Internautas brasileiros têm R$ 262 BI em itens sem uso, segundo pesquisa Ibope


Pesquisa IBOPE Conecta revela que internautas brasileiros têm R$ 262 bilhões em itens sem uso em casa
 
Considerando as categorias de Imóveis e Veículos e barcos, cujo ticket médio é mais elevado, o potencial financeiro é de R$ 7,6 trilhões
 
 
A OLX encomendou ao IBOPE CONECTA uma pesquisa para dimensionar o potencial do mercado de usados no Brasil.
 
O estudo mostra que cerca de 91% dos internautas brasileiros (68.147.706 pessoas) possuem itens sem uso em suas casas e que 84% deles (62.856.848 pessoas) têm interesse em vender esses objetos. O potencial financeiro da venda desses itens chega a R$ 7,6 trilhões (R$ 262 bilhões se as categorias Imóveis e Veículos forem desconsideradas).
 
“Esta pesquisa mostra que a venda de produtos usados possui um potencial enorme. E a OLX é exatamente o motor desta economia colaborativa e sustentável – conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil, consciente e sustentável, visto que um produto que seria descartado terá sua vida útil prolongada”,
 
explica Andries Oudshoorn, CEO da OLX no Brasil.
 
Entre os 68 milhões de internautas dispostos a desapegar de algum produto sem uso em casa, 54% são mulheres e 46% homens. A classe C é maioria (50%), seguida da classe B (37%), D (8%) e A (5%). A faixa etária é composta por 34% de 35 a 54 anos, 32% de 25 a 34 anos, 28% de 16 a 24 anos e 7% com 55 anos ou mais. Considerando este mesmo público, 48% é da região Sudeste, 22% da região Nordeste, 15% da região Sul e 15 da região Norte e Centro-oeste.
 
A pesquisa também identificou que R$ 4.267 é o ticket médio por pessoa na venda de produtos sem uso (desconsiderando Imóveis e Veículos e Barcos), ou seja, esse é o valor que os brasileiros têm em casa em itens para vender. Ao incluir essas categorias, o valor atinge R$ 120.557,00.
 
Os entrevistados da amostra possuem, aproximadamente, quatro itens sem uso em suas casas, principalmente nas categorias Moda e Beleza (72%), Eletrônicos e Celulares (71%), Música e Hobbies (65%), Para sua casa (65%), Bebês e Crianças (47).
 
Entenda como as categorias se posicionam:
 
          Categoria                     Produtos Sem Uso          Potencial financeiro
                                                   quantidade
 
Imóveis                             17.455.557                R$  6.835.561.711.958
Veículos e barcos             29.441.235                R$     480.338.037.794
Música e hobbies           330.402.737                R$       61.189.229.539
Moda e beleza               300.832.332                R$       58.143.261.087
Eletrônicos e celulares     85.404.761                R$       57.069.013.395
Para a sua casa             109.896.808                R$       47.491.665.352
Bebês e crianças           183.746.094                 R$      22.046.051.778
Esportes                           24.096.227                R$      16.001.918.295
 
 
Categoria Imóveis
 
Chama a atenção o número de internautas entre 16 e 24 anos que têm intenção de vender imóveis (25%). Entre 25 e 35 anos, o percentual sobe para 27% e de 35 a 54 anos, chega a 39%.
 
A classe social que mais quer se desfazer de imóveis é a B, com 47%, seguida pela C (42%). As classes A e D são minoria, ficando com, respectivamente, 8% e 3%. Homens são os maiores interessados em vender imóveis (57%). Essa é a categoria de maior potencial financeiro dentro da OLX, chegando a R$ 6.835.561.711.959.
 
Categoria Veículos e Barcos
 
A maioria dos internautas com intenção de venda são homens (58%), da classe B (49%), seguidos de perto pela C (40%). As classes D e A, respectivamente, atingem 6% e 4%. Os pesquisados com maior intenção de desapegar de seus itens têm, na maioria, entre 35 e 54 anos (40%).
 
A seguir, estão as pessoas entre 25 e 34 anos, que representam 30%, e os maiores de 55 anos, que são 6%. Na subcategoria Carros, que é a que possui o maior potencial financeiro da categoria, os itens disponíveis para venda ultrapassam os R$ 323,9 bilhões.
 
Categoria Eletrônicos e Celulares
 
Entre Eletrônicos e Celulares, a subcategoria Celulares e Telefonia é a que ganha maior destaque entre os produtos que os internautas estariam dispostos a vender: é a que possui o maior potencial financeiro dentro da categoria (R$30.827.654.271) e a que apresenta a maior quantidade de produtos sem uso (37.893.691). O público é bem equilibrado – mulheres (51%) e homens (49%) com idades entre 25 e 34 (31%) e 35 a 54 anos (34%). As classes com maior intenção de vendas são C (48%) e B (41%).
 
Mais sobre a pesquisa
 
Considerando as categorias Bebê e Crianças, Música e Hobbies, Moda e Beleza, Para a sua casa, Esportes, Eletrônicos e Celulares, Imóveis e Veículos e Barcos, presentes no site e aplicativo da OLX, a análise feita pelo IBOPE CONECTA em maio de 2016 com representatividade de 75.274.287 internautas brasileiros com acesso diário à internet, 48% dos usuários acima de 16 anos, das classes ABCD de todas as regiões do país.
 
Sobre a OLX
 
A OLX é líder no mercado de compra e venda online no Brasil e quer estimular uma nova cultura de consumo, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida. Com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões vendas por mês – 50 por minuto -, a OLX é uma das empresas de tecnologia que mais cresce no Brasil. Presente no país desde 2010, conta com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e tem um time de 500 profissionais.
 
A OLX no mundo
 
Alec Oxenford e Fabrice Grinda fundaram a OLX em 2006, na Argentina. A marca cresceu globalmente a partir de 2010, quando a Naspers, um conglomerado de mídia sul-africano, assumiu parte da empresa. No final de 2014, a Naspers Limited e a SnT Classifieds fecharam um acordo e hoje a OLX Brasil pertence às duas companhias. Atualmente, a OLX está presente em mais de 60 países e disponível em 50 idiomas.
 
 
Facebook: OLX Brasil
Twitter: @OLX_Brasil
Instagram: olxbrasil


Fonte: NR-7 Comunicação www.nr-7comunicacao.com.br aline.rodrigues@nr-7comunicacao.com.br





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
INDIGENAS aos Milhares marcham em Brasília 23/04/2024
INDIGENAS aos Milhares marcham em Brasília
 
ARRECADAÇÃO FEDERAL bate recorde em março: R$ 190,61 BI 23/04/2024
ARRECADAÇÃO FEDERAL bate recorde em março: R$ 190,61 BI
 
DÓLAR subiu 1,53% na semana, mas recuou a R$ 5,199 nesta 6ª feira 19/04/2024
DÓLAR subiu 1,53% na semana, mas recuou a R$ 5,199 nesta 6ª feira
 
EMAE - Fundo Phoenix compra Estatal de Energia de SP por R$ 1 BI 19/04/2024
EMAE - Fundo Phoenix compra Estatal de Energia de SP por R$ 1 BI
 
RENDIMENTO DOMICILIAR  do Brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023 19/04/2024
RENDIMENTO DOMICILIAR do Brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
 
RENDA dos 10% Mais Ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres 19/04/2024
RENDA dos 10% Mais Ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
 
SABESP - Vereadores de SP aprovam 1ª votação da Privatização 17/04/2024
SABESP - Vereadores de SP aprovam 1ª votação da Privatização
 
DÓLAR cai para R$ 5,24 em 17.04; IBOVESPA  cai a 124.171 pontos 17/04/2024
DÓLAR cai para R$ 5,24 em 17.04; IBOVESPA cai a 124.171 pontos
 
ISENÇÃO DE IR para quem ganha até 2 Salários Mínimos, Senado aprova o PL 17/04/2024
ISENÇÃO DE IR para quem ganha até 2 Salários Mínimos, Senado aprova o PL
 
PROJETO DA LDO 2025 mantém Meta de Déficit Zero para 2025 15/04/2024
PROJETO DA LDO 2025 mantém Meta de Déficit Zero para 2025
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites