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Franchising

22 de Outubro de 2016 as 10:10:56



MODA SUSTENTÁVEL: Você está disposto a pagar por isto? - Dr. Haroldo Monteiro


Moda Sustentável: você está disposto a pagar por isto?
 
 
É fato que os consumidores no mundo estão cada vez mais está preocupados com o consumo consciente e a sustentabilidade. Uma pesquisa conduzida  pela empresa Euromonitor International abordou   consumidores ao redor do mundo sobre questões ambientais e descobriu que  64% deles afirmaram que tentam ter um impacto positivo sobre o meio ambiente diáriamente em suas ações.
 
Na moda, H & M e Inditex , os dois maiores varejistas de vestuário do mundo, estão cada vez mais olhando para tecidos sustentáveis e usando material reciclado, oferecendo sistemas de reciclagem e renovação  de seus processos de uma maneira mais verde.
 
A Brasileira Osklen, que sempre teve um viés sustentável em suas coleções vem fazendo sucesso com sua linha de produtos com couro de Pirarucu.
 
A Urban Outfitters, também lança duas coleções,  sendo uma de produtos novos com materiais reciclados e com produção na Inglaterra, e outra coleção vintage utilizando técnicas Up–Cycling. 
 
Mas se por um lado vemos este esforço de se fazer uma moda sustentável por parte das empresas, a realidade ecônomica destes projetos é bem diferente ainda, e até a mente dos consumidores vão em outra direção.  O gráfico abaixo mostra o resultado de uma recente pesquisa feita pela Euromonitor, aonde mostra que qualidade e preço são ainda os principais fatores que pesam em uma decisão de compra.
 
Quais desses fatores são importantes para você na sua decisão de compra ?
 
 
 
Fonte: Euromonitor Internacional
 
 
Se analizarmos mais profundamente a indústria da moda, podemos notar um discurso bem diferente da realidade,  nada que não possa ser revertido ao longo do tempo, mas no momento presenciamos a força do fast-fashion, onde Zara (uma das marcas da Inditex) exporta sua estratégia para outras empresa e faz de seu principal acionaista o homem mais rico do mundo.
 
A própria empresa fast-fashion Urban Outfitters que cito acima, em seu site fala de sua estratégia sustentável:  
 
“Com uma nova coleção que "atende  aqueles consumidores conscientes sobre o meio ambiente,"  a Urban Outfitters pode injetar algo um pouco novo e exclusivo para a marca,  que vem fraquejando em suas vendas e no preço da ação em bolsa, porém a empresa destaca que as mercadorias do fast fashion são o seu grande ganho”. 
 
Ou seja, a princípio a sustentabilidade é mais usada pela empresa  como uma ferramenta de marketing do que propriamente uma nova estratégia de negócio. Este artifício inclusive vem sendo utilizado por várias empresas deste setor.
 
Podemos ainda acrescentar o sucesso da Forever 21, no mundo com sua estratégia totalmente voltada para o fast-fashion.  No Brasil, após sua chegada se tornou objeto de desejo da geração milenium, ávida por novidades do mundo da moda.
 
A própria industria de moda de luxo, vem sendo pressionada pelo “see-now-buy-now”,  que tem foco em uma produção mais acelerada de coleções, para satisfazer o desejo de consumo de seus clientes. Tendência esta que seria contrária a de um consumo mais consciente, necessário para que o conceito de moda sustentável realmente ganhe corpo.
 
Mas para que haja uma produção economicamente viável, utilizando a maior parte de produtos sustentáveís, em primeiro lugar deverá haver escala, e quando se tem que ter escala de produção talvez não seja possivel que ela seja tão sustentavelmente correta.  
 
Como consequencia de uma moda totalmente sustentável teríamos preços de produtos relativamente mais altos, fazendo com que os consumidores tivessem que se  adequar a  um consumo menor dado que o preço do produto final seria mais caro, uma realidade completamente diferente do mundo do “ fast-fashion”. .  Será que a geração milenium se adequaria a esta situação?
 
Segundo, Jason Keehn, CEO e fundador da Accompany, uma empresa varejista de comércio on-line,  filantrópica, falou em uma entrevista com a Forbes em 2014.
 
"Eu acho que o consumidor em última análise, quer produtos mais éticos, mas eles não estão dispostos a sacrificar o que eles estão usando  e o que eles gostam",
 
observou ele.
 
"O consumidor vai pegar o item ético contanto  que não tenha que optar  entre um e outro que é de seu desejo ou target de preço”. 
 
E você está disposto a pagar por isto? 
 
 
 
 
 
HAROLDO MONTEIRO DA SILVA FILHO
Sócio da  Planning & Management Consultoria
Especializada em Gestão e Tendencias Economicas para o Varejo e
Consultoria em Finanças e Franchising
O autor é graduado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ, além do MBA Business Administration pela Ohio University.
É professor convidado da COPPEAD para a disciplina Administração Financeira de Curto Prazo. 
 
A publicação desse artigo no JORNAL FRANQUIA foi autorizada pelo próprio autor. 
 


Fonte: Dr. Haroldo Monteiro da Silva Filho





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