Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

21 de Julho de 2016 as 09:07:54



TURQUIA - Erdogan decreta estado de emergência por 3 meses


Erdogan decreta estado de emergência por três meses na Turquia
 
 
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta 4ª feira, 20.07,  a decretação de estado de emergência no país, durante três meses, "para proteger e fortalecer os valores democráticos".
 
O estado de emergência foi decretado cinco dias depois de um fracassado golpe de Estado que deixou cerca de 300 mortos e abriu uma onda de demissões por motivação política nas esferas privada e estatal, além de milhares de detenções.
 
Policiais, juízes e professores, tanto do setor público quanto do privado, foram afastados de seus postos de trabalho. Entre os detidos, além de militares, estão juízes, fiscais e civis, de um modo geral, segundo informa a imprensa turca.
 
As medidas adotadas por Erdogan alarmaram os principais líderes de Ocidente e a ONU Organização das Nações Unidas, que pediu à Turquia para manter o respeito à legalidade e aos direitos humanos.
 
 
Mais de 49 mil demissões
 
Segundo levantamento feito pela agência de notícias EFE, até o momento, foram despedidos mais de 49 mil trabalhadores dos setores público e privado e 21 mil professores de escolas particulares; suspensos 15,2 mil professores e outros funcionários do setor educacional, que estão sendo investigados.
 
De acordo com o levantamento, há ordem de demissão para os 1.577 decanos de faculdades turcas, tanto públicas quanto privadas; 8,7 mil funcionários do Ministério do Interior, a maioria deles policiais e guardas, além de 11 generais e 61 coronéis; 1,5 mil servidores do Ministério das Finanças e 257 do gabinete do primeiro-ministro.
 
Cerca de 2,7 mil juízes e fiscais foram suspensos, entre os quais, cinco membros do Conselho Supremo de Juízes e Fiscais, órgão que decide as indicações para o Judiciário; um governador, 29 ex-governadores, além de 52 autoridades distritais e assessores judiciais, entre outros.
 
Nos dois últimos anos, o governo turco já havia determinado suspensões massivas na polícia, principalmente contra supostos seguidores do clérigo conservador Fethullah Gülen, a quem Erdogan acusa de ter instigado a tentativa de golpe militar e, por isso, redobra os esforços pela extradição de Gülen, que está exilado nos EUA.
 
O número de pessoas detidas, segundo o levantamento, chega a 8.660, dos quais 990 tiveram prisão preventiva decretada. Entre os detidos, estão 6 mil militares, 100 policiais, 755 juízes e fiscais, assim como 650 civis. Desses militares, 118 são generais.
 
 
Medidas excepcionais
 
O governo turco adotou ainda medidas excepcionais, como a proibição de viagens ao exterior para todos os empregados públicos, a não ser com permissão expressa de seus superiores; interrupção das férias e volta imediata dos funcionários aos postos de trabalhos; além da retirada da licença de 24 meios de comunicação por ordem do Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia.
 
Uma medida em estudo é a volta da pena de morte – a possibilidade foi admitida por Erdogan para os que participaram da tentativa de golpe de Estado. A pena de morte foi abolida pelo país em 2004 e não é aceita pela União Europeia, da qual a Turquia pretende fazer parte.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites