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Franchising

Segunda-Feira, Dia 11 de Abril de 2016 as 19:04:51



ARTIGO - Sua Franquia possui Inteligência de Mercado ? - João Gabriel Chebante


A SUA FRANQUIA POSSUI INTELIGÊNCIA DE MERCADO ?
 
Por João Gabriel Chebante*
 
Segundo a ABF, Associação Brasileira de Franquias, o segmento de franquias cresceu 8,3% em 2015 - resultado direto da escolha profissional de alguns egressos do mercado de trabalho em desenvolver uma nova carreira dentro de um modelo de negócio comprovadamente de sucesso.
 
Apesar da crise econômica, a tendência é de que tenhamos a manutenção da trajetória ascendente. O franchising é a rota mais curta tanto para o empreendedorismo por parte do franqueado, quanto pela possibilidade de expandir as operações de forma estruturada por parte do franqueador master.
 
No entanto, essa expansão deve ser realizada de forma sólida e com o devido suporte de comunicação, marketing e estratégia por parte do líder da franquia, além de treinamento e relacionamento da operação por parte do franqueado. A toda esta interface marca x estratégia x operação damos o nome de inteligência de mercado.
 
São poucas as empresas que possuem uma área desenvolvida de inteligência de mercado em suas organizações - trata-se de um fenômeno recente (cerca de uma década) visto em organizações multinacionais, e que ainda precisa de maior penetração em negócios de grande e médio porte no Brasil.
 
Ainda que seja feita de forma empírica, amadora, a estruturação interna e/ou suporte externo da inteligência de mercado pode trazer benefícios fundamentais para o sucesso de uma rede de franquias - tanto para o controlador quanto ao franqueado. Seguem alguns pontos críticos de sucesso:
 
Desenvolvimento de Marca x Negócio: Toda marca de sucesso que se expande por meio de franquias tem o compromisso de ter um plano sólido de negócios, se atualizando a cada ciclo de 6-12 meses mostrando os desafios e perspectivas de crescimento.
 
Esse plano também precisa validar a proposta de valor da marca e tirar o máximo dela para melhor remuneração de todos os envolvidos. A inteligência de mercado trará desde os questionamentos iniciais de revisão do modelo de negócio até informações e análises para esse processo.
 
Estratégias e Táticas de Expansão:  Todo processo de expansão de uma marca reside tanto no fator geográfico (para onde iremos), quanto de formato de negócio (como iremos) e o parceiro adequado (com quem iremos).
 
Novamente a inteligência de mercado, através da análise de macro e microambiente de marketing, pode proporcionar insights e referências para que estas perguntas sejam respondidas da forma mais assertiva possível, evitando algumas das falhas mais conhecidas neste modelo que é o “não casamento” entre proposta de valor original e sua aplicação de forma estruturada.
 
Uso do composto de marketing e comunicação: Outra inquietude presente em boa parte das operações de franquias é o uso inteligente da porcentagem do faturamento do franqueado destinado a estratégias de marketing e comunicação da rede - que ocasionalmente não trazem benefícios regionais e/ou não conversam com o momento da marca/negócio.
 
Por meio da análise da marca e momento da rede e seus líderes, a inteligência de mercado é capaz de estruturar estratégias e auxiliar a implementação de forma mais assertiva, deixando o franqueador responsável por aquilo que lhe é notório: a operação do seu negócio.
 
Treinamento e relacionamento com franqueados:  O sucesso de uma franquia está na possibilidade de você replicar a mesma proposta de valor, o mesmo composto de produtos, serviços e atendimento, independente da localização do ponto-de-venda. É o que pavimenta o sucesso do Starbucks, WiseUp e O Boticário, por exemplo.
 
Tal sucesso vem através de um sólido planejamento estratégico e de marketing, mas também com a sua disseminação por meio do treinamento e relacionamento intenso com os franqueados. A equipe de Inteligência de Mercado pode facilmente preparar os franqueados de uma rede a replicar as respectivas táticas e sustentar o crescimento da rede, gerando dividendos a todos os envolvidos.
 
A inteligência de mercado não é responsável direta por trazer novas receitas para uma rede de franquias, mas tem como objetivo proporcionar estratégias e táticas para otimização de recursos.
 
Também é responsabilidade dela garantir que a organização do composto de marketing, comunicação e operação de uma rede esteja de acordo com a proposta de valor do negócio, a demanda dos seus parceiros e necessidade do mercado.
 
Até quando sua franquia, ou a rede que você faz parte, viverá sem Inteligência de Mercado?
 
* João Gabriel Chebante é fundador da Chebante Brand Strategy. Formado em Administração com Ênfase em Marketing na ESPM, com especialização em Modelagem de Negócios pela mesma faculdade e Gestão de Marcas (branding) pela FGV. Possui onze anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional e como consultor de empresas.
 
 
PiaR COMUNICAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA
www.piarcomunicacao.com.br
Bruno Pinheiro (bruno@piarcomunicacao.com.br)
Renniê Paro (rparo@piarcomunicacao.com.br)
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Fonte: PiaR COMUNICAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA





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