Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

Terça-Feira, Dia 09 de Fevereiro de 2016 as 21:02:27



CARNAVAL EM BRASILIA - 5 Mil Foliões no irreverente Bloco Pacotão


Cinco mil foliões acompanham segundo desfile do Pacotão em Brasília
 
 
Sob sol forte e calor de 27 graus, cerca de 5 mil foliões, de acordo com estimativa da Polícia Militar, seguiram nesta 2ª feira, 09.02, o trajeto do Pacotão, tradicional bloco carnavalesco de Brasília. Durante a concentração, que durou quatro horas e meia, na Entrequadra 302/303 Norte, os foliões procuraram as árvores e marquises das lojas próximas para se esconder do sol.
 
Sempre na contramão, o Pacotão sai no domingo e na terça-feira de carnaval. Domingo (7), cerca de 7 mil foliões acompanharam o bloco da Asa Norte até o local da folia, na 504 Sul.
 
Os foliões seguiram dois trios elétricos no trajeto, de cerca de 3,5 quilômetros, da concentração até o local da folia, que vai até as 22h. O professor de história Aluísio Queiroz, de 74 anos, não se desanimou com o calor.
 
Fantasiado de palhaço, ele conta que há 30 anos participa de blocos de carnaval em Brasília. “Sempre brinco o carnaval. Este é o único país do mundo em que o povo canta na rua”, destaca o professor.
 
Um dos fundadores do Pacotão, o jornalista aposentado e filósofo Seu Cicinho, de 75 anos, diz que o bloco é “político, alcoólico, mulherio, democrático e independente”.  O jornalista, que há dois anos, sofreu uma queda no trio elétrico, seguiu o trajeto de carona, no banco de passageiro, em um dos trios elétricos.
 
Neste ano, os foliões fizeram críticas a políticos, como o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, pela falta de apoio ao bloco.
 
“O Pacotão sempre teve uma estrutura mínima para a banda. Em anos passados, já saímos com mais de 40 músicos. Hoje estamos com 22 músicos no trio elétrico”,
 
disse Joca Pavarotti, também um dos fundadores do bloco e organizador do evento. Para ele, o ideal era que as bandas seguissem no chão, em interação com os foliões, mas o orçamento não permitiu essa estratégia.
 
Também foram alvo de críticas o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de corrupção, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado sob a suspeita de ocultar a propriedade de apartamento tríplex, no Condomínio Solaris, no Guarujá.
 
 
Depois da saída do bloco da 302 Norte, os garis entraram em ação. Segudo a gari Luzia Maria dos Santos, de 51 anos, em vez de procurar lixeiras, muitos foliões jogam tudo do chão. “A sujeira é grande. Jogam tudo no chão, e a gente sai atrás pegando”, disse Luzia, que já trabalhou em três carnavais. Ficam no chão latas de cerveja e refrigerante e até sabugo de milho.
 
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também aproveitou o evento para fazer uma campanha educativa. Vestidos com fantasias que lembravam morte e acidente, os servidores alertavam para o risco de ingerir bebidas alcoólicas e sair dirigindo. Os foliões também puderam testar o uso de bafômetros levados pelo Detran.


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência 13/04/2024
DIA DA MULHER SAMBISTA: Música como Lugar de Luta e Resistência
 
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho 06/04/2024
ZIRALDO morre aos 91 anos, o criador do Menino Maluquinho
 
PAZ, por Walmir Ayala 04/03/2024
PAZ, por Walmir Ayala
 
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília 04/03/2024
CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA deve reunir 3 mil pessoas em Brasília
 
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil 02/03/2024
CHORO é declarado Patrimônio Cultural do Brasil
 
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto 01/03/2024
A PAZ, por João Cabral de Melo Neto
 
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado 17/02/2024
CARNAVAL EM SAMPA - Escolas de Samba Campeãs desfilam no sambódromo em SP neste sábado
 
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita 17/12/2023
CCBB SP mergulha na produção Afro-Brasileira com Mostra Inédita
 
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista 16/12/2023
CARLOS LYRA - Personalidades lamentam a Morte do Grande Artista
 
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova 16/12/2023
CARLOS LYRA - Morreu um dos grandes nomes da Bossa Nova
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites