Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

Sábado, Dia 30 de Janeiro de 2016 as 02:01:15



INVESTIMENTOS - Carteira Sugerida de Ações em Fevereiro: Alta volatilidade


Alta volatilidade nos mercados afetam o Ibovespa
 
Janeiro foi cenário de queda nos preços das commodities, principalmente petróleo e minério de ferro, e elevada volatilidade no mercado bursátil chinês, que arrastaram todos os principais índices mundiais para o território negativo.
 
Internamente, houve deterioração de importantes indicadores de mercado acerca do desempenho da economia. No último relatório FOCUS de janeiro, a estimativa de inflação para 2016 elevou-se para 7,23%, contra 6,86%, constante do último relatório de dezembro. No mesmo intervalo, a queda estimada para o PIB variou de -2,81% para -3,00% e o dólar, no fechamento do ano, oscilou de R$ 4,20 para R$ 4,30. 
 
Em contraponto, a Taxa Selic esperada recuou de 15,25% para 14,64%, impulsionada pela decisão do Copom, majoritariamente inesperada pelo mercado, pela manutenção da meta Selic, em sua decisão de 21 de janeiro.
 
Desempenho da Carteira Sugerida
 
O Ibovespa recuou -6,79% em janeiro, fechando em 40.406 pts. renovando, na mínima do mês (37.100 pts), um fundo observado em março de 2009. Nossa Carteira sofreu influência deste ambiente adverso, mas, ainda assim, superou o benchmark em 157 pontos percentuais, com resultado de -5,22% no mês.
 
Favoravelmente, destacamos Sabesp, com valorização de 12,63%, contribuindo ponderadamente com 158 pontos na Carteira. Com desempenho negativo, destacamos Multiplus, com depreciação de -15,10%, contribuindo ponderadamente com -227 pontos, e Braskem, com perda de -13,11%, e participando com -197 pontos em nossa Carteira.
 
Perspectivas
 
Para fevereiro, dada a ausência de indicadores positivos relevantes para a bolsa, optamos por uma estratégia defensiva, com abordagem ampla na identificação de papéis com maior potencial de fazer frente ao panorama adverso. Assim, resultamos em uma carteira com perfil diversificado, contando com nove empresas de nove setores distintos – na próxima página, apresentamos nossas principais observações técnicas e fundamentalistas.
 
Os padrões gráficos ratificam a percepção de mais um mês desfavorável e volátil no mercado acionário. No curto prazo, o índice Bovespa busca o nível de 37.100 pts (downside de -8,18%), podendo passar por uma alta transitória em 42.755 pts (upside de +5,81%), em relação ao preço de fechamento de hoje.
 
 
Antecedentes Fundamentalistas e Técnicos da Carteira
 
ABEV3. A empresa se mostra resiliente no mercado com desempenho acima do índice Bovespa. Sua geração de caixa e seus investimentos focados em produtos de maior valor agregado a diferenciam dos concorrentes. O Papel se mostrou atrativo dado multiplo P/E corrente de 16.7x abaixo da média de 20.5x. Análise Gráfica: Reversão da tendência de baixa, confirmada nos cenários mensal e semanal e pela superação de referenciais que marcam o campo de alta.
 
EMBR3. A expectativa de bons resultados para a Embraer no 4T15, que serão divulgados logo nos primeiros dias de março e, o cenário favorável de câmbio, são fatores que podem levar a uma procura antecipada pelas ações da companhia durante o mês de fevereiro. Análise Gráfica: Foi confirmada a reversão da tendência baixista, pelo perfil dos candles e pelo comportamento mensal do ativo, superando duas faixas de preço mais relevantes.
 
HYPE3. Observamos a característica defensiva da ação, baseada na atuação da companhia em um segmento resiliente do mercado, o de medicamentos, o qual segue apresentando um crescimento em linha com a inflação, apesar do cenário macroeconômico desafiador. Os resultados do 4T15 já devem trazer os impactos da entrada parcial de recursos provenientes da venda dos negócios de beleza em 2015, trazendo maior visibilidade em relação à rentabilidade da companhia exclusivamene no segmento farmacêutico. Análise Gráfica: O ativo deixou o canal de baixa e se recuperou em novas altas, apoiadas em indicadores gráficos favoráveis e descolamento do gap observado em out/2015.
 
ITUB4. Nossa Top Pick para o setor bancário em 2016, irá divulgar o resultado de 2015 no próximo dia 02/02. Esperamos um bom resultado, com avanço de lucro líquido de dois dígitos, mesmo diante da pressão de uma elevação das despesas de PDD. Acreditamos que o banco irá continuar apresentando rentabilidade (ROE) acima de 20% em 2016, mesmo com o cenário adverso. Análise Gráfica: Após reverter um movimento de baixa, a ação confirmou a atual tendência de alta, repercutindo esse padrão nos comportamentos semanal e mensal, com apoio em indicadores gráficos.
 
KLBN11. O segmento de papel e celulose deve continuar a ser beneficiado pelo momento favorável às exportações. No caso da Klabin, as vendas no mercado externo devem compensar o desempenho mais tímido do mercado interno. Novos projetos de expansão e capacidade em celulose devem contribuir para redução do custo caixa, aumentando a eficiência e rentabilidade do negócio. Análise Gráfica: O ativo superou um padrão de congestão e iniciou movimento para novas altas, confirmado pelo comportamento de médias e superação de referenciais importantes.
 
MRVE3. Com exposição aos programas habitacionais, acreditamos que a esteja bem posicionada, com operações diversificadas, incluindo muitos lugares onde não tem concorrência direta, e com desempenho recente acima de seus pares. A disponibilidade de crédito deve continuar no segmento baixa renda, aliada aos novos limites do programa MCMV, o que gera maior enquadramento dos imóveis da companhia. A forte geração de caixa e alavancagem mais baixa que seus pares também são destaques postivos. Análise Gráfica: A recente congestão cedeu lugar para um padrão gráfico de alta, reforçado pelo comportamento dos volumes.
 
SBSP3. A Sabesp deve continuar se beneficiando da recuperação dos níveis dos reservatórios, o que poderá se refletir em maiores volumes. A maior rigidez para concessão de bônus a clientes tem produzido efeitos positivos desde dezembro, bem como recentes discussões para equalização de dívidas de municípios com a companhia. Análise Gráfica: Consolidou-se o padrão grafista de alta, entre breves correções de curto prazo e superação de topos sucessivos, com apoio de indicadores gráficos de força e volume.
 
SULA11. O mercado de seguros continua apresentando bom crescimento de prêmios e acreditamos que a SulAmérica apresente menor volatilidade comparada ao mercado. O setor de seguros também é um dos poucos que deve crescer acima do PIB nominal. A empresa vem apresentando resiliência e possui diversas linhas de negócios, o que reduz o risco. Além disso, beneficia-se do atual patamar de juros, gerando receitas financeiras incrementais. Análise Gráfica: A forte baixa experimentada pelo ativo se reverteu e se confirmou recentemente, em direção a novas altas, com expressiva confirmação no padrão mensal e na superação de topos importantes.
 
UGPA3. A diversificação de negócios da Ultrapar reforça uma tese de investimentos mais resistente a cenários de queda na atividade doméstica, desde a distribuição de combustíveis pela Ipiranga, sua principal fonte de receitas, à Oxiteno, negócio de especialidades químicas favorecido pelo momento do dólar, o que tem beneficiado o EBITDA da companhia (~20% do total) e sustentado margens. Análise Gráfica: O ativo apresentou reversão do perfil baixista, em configuração de uma curvatura peculiar, com apoio de indicadores gráficos e confirmação da alta nos quadros semanal e mensal.
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do comportamento da CARTEIRA SUGERIDA de ações, elaborado por Hamilton Moreira Alves, CNPI-T, José Roberto dos Anjos, CNPI-P, e  Renato Odo, CNPI-P, analistas de investimento do BB INVESTIMENTOS.  

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: Hamilton Moreira Alves, CNPI-T, José Roberto dos Anjos, CNPI-P, e Renato Odo, CNPI-P, analistas de investimento do BB INVESTIMENTOS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta 21/03/2024
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta
 
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza 30/10/2023
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza
 
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo 30/10/2023
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo
 
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos 09/10/2023
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos
 
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO 09/10/2023
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO
 
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO 09/10/2023
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO
 
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir 18/09/2023
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir
 
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente. 04/09/2023
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente.
 
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador 04/09/2023
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador
 
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO 03/09/2023
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites