Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Justiça

24 de Novembro de 2015 as 17:11:53



CARTEL DE COMBUSTÍVEIS - Prisões no DF pela Polícia Federal em trabalho com o CADE e promotores do GAECO


Após décadas de atuação do Cartel de Combustíveis no DF, alguém se dispôs a cessar a expoliação a que é submetido o cidadão e o consumidor no DF
 
 
A Polícia Federal prendeu na manhã desta 3ª feira, 24.11, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do DF, José Carlos Ulhôa, durante operação para desarticular um grupo suspeito de participar de cartel no mercado de combustíveis do Distrito Federal.
 
Segundo o delegado, João Thiago de Oliveira, da Polícia Federal, há indícios de participação de empresas no esquema, que combinava preços na distribuição e revenda de combustíveis na capital federal e na região do Entorno. Também foram presos gerentes da Shell Distribuidora e da Ipiranga Distribuidora no Distrito Federal, temporariamente, mas os nomes não foram divulgados pela PF. 
 
 
Operação Dubai
 
A operação, denominada Dubai, deve cumprir 44 mandados de busca e apreensão em casas e escritórios de pessoas e empresas no DF e no Rio de Janeiro. Até o fim desta manhã, dos sete mandados de prisão temporária, seis foram cumpridos, segundo o delegado. Cerca de 200 policiais federais participam da operação.
 
Na ação, a Polícia Federal contou com o apoio de promotores do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do DF, e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). 
 
Na primeira fase da Operação Dubai, foram investigadas as distribuidoras BR, Ipiranga e Shell, e as redes de postos da Cascol, Gasoline e JB, no Distrito Federal, que têm mais de 50% dos pontos de revendas de combustíveis na região.
 
De acordo com a PF, após interceptações telefônicas neste ano foi possível confirmar a combinação de preços entre distribuidores e revendedores. O grupo fazia acordos para o preço do álcool, mantendo valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina. O objetivo era tornar o preço do álcool não atrativo para o consumidor e, assim, não atrapalhar o cartel.
 
O superintendente-geral do Cade, Eduardo Frade, revelou que as investigações começaram em 2009, mas há indícios de que o esquema ocorre desde 1994. Ele disse que, em 2004, já houve uma condenação de postos do Distrito Federal pela combinação de preços.
 
Para Frade, o esquema deve existir há pelo menos uns 20 anos.
 
“As investigações apontam que o cartel pode ter elevado os preços dos combustíveis no DF em 20%. Também foi descoberto que o sobrepreço proporcionou um lucro entre R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão aos envolvidos no esquema apenas em 2014”,
 
afirmou.
 
De acordo com nota da PF, as investigações mostram que ficou claro que o sindicato dos postos de combustível exercia importante papel na manutenção do cartel no DF, ao servir como porta-voz e perseguir os proprietários de postos dissidentes.
 
A nota diz que foi comprovado que as distribuidoras sabiam do cartel e estimulavam a fixação artificial de preços dos combustíveis no DF e no entorno, por meio de seus executivos.
 
O promotor do Grupo de Atuação Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do DF (Gaeco), Cleiton Germano, defende a adoção de medidas para aumentar a concorrência no setor de combustíveis no DF.
 
“Apesar de já ter sido reprovada no DF, podemos propor ao governador que seja criada uma lei para a entrada dos supermercados na revenda dos combustíveis para aumentar a concorrência”,
 
afirmou.
 
Shell
 
Segundo a assessoria de imprensa da Shell, um de seus gerentes foi levado para prestar esclarecimentos à polícia, e liberado em seguida. O nome do funcionário não foi informado.
 
Cascol e Sindicato
 
O Sindicato dos Postos de Combustíveis e a Cascol informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não irão se pronunciar sobre a operação.
 
 
BR Distribuidora
 
A BR Distribuidora, disse, em nota, que “está prestando total colaboração com as autoridades nas diligências realizadas na manhã desta terça-feira (24)”.
 
“A empresa pauta sua atuação pelas melhores práticas comerciais, quaisquer irregularidades serão investigadas e os responsáveis, punidos”,
 
diz.
 
Ipiranga
 
O grupo Ipiranga informou que vai se manifestar ainda hoje.


Fonte: Agência Brasil. Subtítulo da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Justiça autoriza Transporte Hidroviário na Represa Billings, em São Paulo SP 15/04/2024
Justiça autoriza Transporte Hidroviário na Represa Billings, em São Paulo SP
 
ABORDAGENS POLICIAIS - STF considera ilegal o Perfilamento Racial 12/04/2024
ABORDAGENS POLICIAIS - STF considera ilegal o Perfilamento Racial
 
STF reconhece que Estado deve indenizar Vítimas de Bala Perdida 12/04/2024
STF reconhece que Estado deve indenizar Vítimas de Bala Perdida
 
MORAES nega pedido para isentar X no Brasil de Ordens Judiciais 09/04/2024
MORAES nega pedido para isentar X no Brasil de Ordens Judiciais
 
CASO ELON MUSK - Se houver descumprimento, qualquer coisa a ser feita, será feita no processo, afirmou Barroso 11/04/2024
CASO ELON MUSK - Se houver descumprimento, qualquer coisa a ser feita, será feita no processo, afirmou Barroso
 
JULGAMENTO DE MORO - Maioria do TRE-PR vota contra Cassação 09/04/2024
JULGAMENTO DE MORO - Maioria do TRE-PR vota contra Cassação
 
FUGITIVOS DA PENITÊNCIÁRIA  em Mossoró são recapturados no Pará 04/04/2024
FUGITIVOS DA PENITÊNCIÁRIA em Mossoró são recapturados no Pará
 
CASSAÇÃO DE MORO - Desembargadora 04/04/2024
CASSAÇÃO DE MORO - Desembargadora "Pede Vistas" após empate do julgamento
 
Desembargador do TRE vota pela Cassação de Moro e empata julgamento 03/04/2024
Desembargador do TRE vota pela Cassação de Moro e empata julgamento
 
Comissão aprova PL que obriga corrupto a pagar o dobro de dinheiro desviado 02/04/2024
Comissão aprova PL que obriga corrupto a pagar o dobro de dinheiro desviado
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites