Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

04 de Agosto de 2015 as 21:08:52



ARTIGO - A META, É possível deixá-la em aberto e dobrá-la quando atingida ? Dr Haroldo Monteiro


Afinal é possivel não colocar uma meta, deixa-la aberta, e quando atingir a meta, dobrar esta meta?
 
 
O discurso da presidente Dilma Rousseff  sobre o PRONATEC, gerou uma enorme repercussão na mídia,tendo recebido várias críticas, quando ela disse:
 
“E nós não vamos colocar uma meta, nós vamos deixar uma meta aberta, quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta”.  
 
Não é tema deste artigoavaliar performance da  presidente Dilma, mas aproveitoeste polêmico discurso em que ela fala de metas, para fazer uma analogia ao mundo da criatividade e inovação, que hoje são considerados fatores essenciais ao desenvolvimento de novas empresas e também como fonte de geração de valor nas existentes. Seria então realmente um “nonsense”, a colocação da presidente?
 
A princípio faço algumas definições:
 
Criatividade é o processo no qual se desenvolvem novas idéias ou ainda segundo Steve Jobs a criatividade em arte e technologia é sobre a forma de se expressar de um indíviduo. Ou seja, uma invenção tende a ser uma ruptura, algo essencialmente novo, mas sem a preocupação imediata com resultados financeiros.
 
Inovação é tradução deste idéia em novo negócio/solução rentável  e que venha criar valor agregado.
 
O tema criatividade e inovação vem recebendo uma atenção especial tanto de consultorias especializadas como de grandes gestores.
 
Segundo um relatório da consultoria Mckinsey,  para se obter um inovador modelo de negócio, o criador deve formular uma hipótese radical que ninguém queira acreditar, ou que pelo menos ninguém dentro do seu setor acredite.  Após esta criação transforme-o em um novo mecanismo de interação com o seu consumidor, e desenvolva um novo modelo negócio que gere  valor.
 
Já Steve Jobs em sua forma de gestão da Apple pregava que:  
 
“Não ouça seus consumidores eles não sabem o que eles querem”.
 
Steve não acreditava na estratégia de perguntar o que o consumidor queria e sim na idéia de criar algum produto que ele (consumidor) passasse a julga-lo como necessário. Ele perguntava:  
 
“Pois como é possivel perguntar a alguém como um computador gráfico deve ser  se ele não tem idéia do que é um computador gráfico ?”
 
Desta forma posso concluir que no mundo da criatividade e da inovação a frase da presidente faria sentido, além disto poderia dizer que ela traduz de uma maneira inusitada uma forma estratégica de pensar sobre o tema, conforme descrevo abaixo:
 
Podemos acreditar que para desenvolver um novo produto ou serviço que venha a mudar toda a forma de pensar ou agir do consumidor, ou proponha  soluções para problemas existentes ou ainda crie um novo desejo no consumidor no início o mais  importante é  ter a idéia, e desenvolver toda a criatividade através da arte ou tecnologia, sem pensar em metas. Portanto a princípio NÃO VAMOS COLOCAR META VAMOS DEIXA-LA EM ABERTO, o foco é a criatividade.
 
Num segundo momento entra em campo o fator inovação, é nesta hora que o criador trasforma este novo negócio em uma nova solução,  fazendo com que o consumidor tenha a experiencia  do produto e passe a ter a necessidade dele, deseje-o. Nesta etapa podemos considerar que ATINGIMOS A META ou seja o consumidor passou a demandar o produto que foi criado.
 
Num terceiro momento a empresa passa a adicionar valor, pois seu produto hoje tem um público leal, que reconhece o valor de seu produto. Logo esta empresa tem uma noção do que é realmente seu mercado podendo traçar metas tangíveis e assim até DOBRAR A SUA META, que foi traçada inicialmente nesta fase do processo.
 
Podemos concluir que antes  das empresas pensarem em metas sobre produtos ou serviços existentes elas devem fomentar a cultura organizacional que permita e valorize a criatividade, pois somente o sucesso desta estratégia é que torna capaz a construção de valor a partir de ativos intangíveis.  
 
A principio não vamos colocar metas, foque na criatividade pois se atingirmos a meta do desejo de compra do consumidor de um produto que ele ainda não tinha experimentado, poderemos dobrar esta meta e  nos tornarmos muito mais competitivos e gerando mais valor.
 
“Criatividade é conectar as coisas. Quando você pergunta a uma pessoa criativa, como ele fez aquilo, ele se sente um pouco culpado pois ele realmente não fez, ele apenas viu alguma coisa. ”  
Steve Jobs
 
 
 
HAROLDO MONTEIRO
Sócio da  Planning & Management Consultoria
Especializada em Gestão e Tendencias Economicas para o Varejo e
Consultoria em Finanças e Franchising
O autor é graduado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ, além do MBA Business Administration pela Ohio University.
É professor convidado da COPPEAD para a disciplina Administração Financeira de Curto Prazo. 
 
A publicação desse artigo no JORNAL FRANQUIA foi autorizada pelo próprio autor. 


Fonte: Dr. HAROLDO MONTEIRO





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023 20/02/2024
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023
 
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025 16/02/2024
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025
 
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná 27/12/2023
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná
 
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias 06/12/2023
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias
 
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades 20/11/2023
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades
 
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites