Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

21 de Julho de 2015 as 16:07:48



CHINA cria 4 novas Zonas de Livre Comércio para interiorizar desenvolvimento


A Zona de Livre Comércio (ZLC) de Shanghai, primeiro piloto no interior da China, foi criada há um ano. Após a operação de um ano, o número de empresas estabelecidas na zona, que é de 12 mil, é mais do que o total das empresas instaladas na zona franca nas últimas duas décadas. Empresas de capital estrangeiro representam mais de 10% das empresas na ZLC de Shanghai.
 
Recentemente, o governo chinês decidiu criar mais três ZLCs nas províncias de Guangdong, Fujian e no município central de Tianjin, o que tornou mais uma vez, o tema sobre a criação das ZLCs foco de discussões.  
 
“Quero que seja acelerada a construção da ZLC e ampliada a abertura ao exterior. Devem abrir um canal verde para atrair o retorno de projetos estabelecidos pelas empresas nacionais no exterior.”
 
Assim propôs GuoGuangchang, membro da Comissão Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh) e presidente do Grupo Fosun de Shanghai, ao primeiro-ministro Li Keqiang, durante uma reunião realizada à margem da 3ª sessão da 12ª Comissão Nacional da CCPPCh.
 
Para ele, através da ZLC, o retorno de empresas que “saíram” pode ajudar essas mesmas empresas a alcançar um desenvolvimento ainda maior e ajudar o país a integrar-se de melhor maneira à economia global.
 
No relatório de trabalho do governo feito na recente reunião anual da Assembleia Popular Nacional (APN), Li Keqiang afirmou a necessidade de levar adiante os trabalhos referentes às quatro ZLCs como pilotos da reforma e abertura com as mesmas características, e disse:
 
“Vamos ampliar a abertura do interior e das regiões fronteiriças, promover a inovação das zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico, além de elevar o nível de desenvolvimento das zonas de cooperação econômica fronteiriças e transfronteiriças. Também promoveremos ativamente a construção das Zonas-Piloto de Livre Comércio de Shanghai, Guangdong, Tianjin e Fujian.”
 
Segundo o governador da província de Guangdong Zhu Xiaodan, todos os preparativos da ZLC estão prontos, incluindo o sistema de registro dos investimentos estrangeiros, a criação do portal oficial e o Centro da Administração. Logo com a aprovação das autoridades centrais, a ZLC de Guangdong poderá entrar em funcionamento.
 
As três ZLCs a entrar  em  operação têm seu posicionamento definido e características próprias.
 
Tal com a de Guangdong, a ZLC de Tianjin vai voltar-se para as finanças extraterritoriais e o arrendamento mercantil, e a ZLC de Fujian, por sua vez, para o comércio com Taiwan e os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
 
Wang Xinkui, diretor do Gabinete de Conselheiros do governo municipal de Shanghai, disse que o aumento do número das ZLCs e a ampliação da abertura em áreas determinadas mostram os importantes reajustes que a China está efetuando em sua abertura ao exterior.
 
“No passado, costumávamos avaliar o nível de abertura ao exterior baseados no volume de importação e exportação, na quantidade de investimentos estrangeiros que atraímos ou no seu peso no PNB. E agora, o que o relatório de trabalho do governo exige para fazer as avaliações? Exige a iniciativa do desenvolvimento e da competitividade internacional mediante a iniciativa da abertura ao exterior.”
 
Em uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizada no dia 24 de março, foi autorizado o estabelecimento das ZLCs de Guangdong, Tianjin e Fujian, respectivamente.
 
De acordo com um comunicado emitido após a reunião, levar adiante a criação das ZLCs é uma importante medida que atende à situação da nova normalidade da economia chinesa e visa explorar novos caminhos e experiências em favor do aprofundamento da reforma e da ampliação da abertura ao exterior. 
 
 
 
fonte: http://portuguese.cri.cn/other/magazine/2015061602.pdf


Fonte: Zhu Jing e Xia Ren, em Fanzine, nº 2 Radio Internacional da China





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites