Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

30 de Junho de 2015 as 19:06:27



DILMA NOS EUA-7 - Simpatia e charme: Obama diz que Brasil é Lider Mundial


Obama diz que Brasil é líder mundial, e não apenas regional
 
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou nesta 3ª feira, 30.06, que encara o Brasil como um líder mundial, e não apenas regional, e que as negociações globais sobre questões relevantes, como economia, clima e combate ao terrorismo, só podem ser bem-sucedidas se houver participação brasileira.
 
Em pronunciamento  ao lado da presidenta Dilma Rousseff, Obama ressaltou sua “plena confiança” na chefe do governo brasileiro e o “excelente relacionamento” que tem com ela desde a posse.
 
Após anunciarem o acordo bilateral em que o Brasil e os EUA se comprometem com maior participação de fontes renováveis em suas matrizes energéticas, os dois presidentes responderam a perguntas de jornalistas.
 
Então, foi perguntado à presidenta como conciliar a visão do Brasil, que se vê como líder mundial, com a dos EUA, que veem o Brasil como líder regional. Na sua vez de responder, Obama fez questão de mencionar o assunto, dizendo que o Brasil é uma “potência mundial importante”.
 
“Nós encaramos Brasil como um poder mundial, não regional. Em termos de fórum econômico para coordenar relações e negociações, como o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), por exemplo, o Brasil tem voz muito forte. A questão da mudança do clima só pode ser bem-sucedida se o Brasil liderar. Isso é indicação da liderança mundial do Brasil”,
 
adiantou-se o presidente norte-americano.
 
Em sua resposta, Dilma voltou a mencionar as semelhanças entre os dois países e disse que, assim como os EUA superaram a crise econômica iniciada em 2008 e 2009, o Brasil também vai “superar os efeitos que recaem agora sobre ele”.
 
De acordo com Obama, os Estados Unidos precisam de parceiros se quiserem sucesso também em questões como erradicação da miséria, luta contra a pobreza extrema do mundo, e o Brasil é um deles.
 
“Como eu disse ontem a Dilma, os EUA, por mais poderosos que sejam, interessados como somos em resolver uma gama enorme de questões mundiais, não podemos fazer isso sozinhos”, 
 
enfatizou.
 
A presidenta também respondeu a pergunta sobre o aparato de segurança que o Brasil prepara para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no próximo ano. Ela disse ter certeza de que o país terá todas as condições de garantir segurança nos jogos, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo no ano passado.
 
“Nós levamos muito a sério a questão da segurança em grandes eventos. Temos experiência nessa área. No ano passado, organizamos a Copa não apenas em uma cidade. Criando um sistema efetivo de controle, através dos centros de monitoramento e controle, acompanhamos tanto o deslocamento de esportistas quanto de autoridades. Asseguramos toda segurança.”
 
Dilma mencionou ainda as denúncias de espionagem de cidadãos e autoridades brasileiras pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), que a levaram a cancelar uma viagem a Washington, em 2013, e disse que, "de lá pra cá, algumas coisas mudaram".
 
Ela destacou
 
“o fato de Obama e os EUA terem declarado em outras oportunidades que não haveria mais atos que seriam de intrusão em países amigos" ...Acredito em Obama, e ele me disse que, se fosse o caso de ele precisar de alguma informação não pública sobre o Brasil, me telefonaria. Tenho certeza de que as condições passaram a ser bastante diferentes agora.”


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites